Federasul - Candidata falou que sua administração será pautada pela transparência



Colocar o Rio Grande do Sul entre os estados mais competitivos e provocar uma reforma estrutural com transparência e rigor na administração dos recursos e tributos foram os compromissos assumidos pela senadora e candidata a governadora, Ana Amélia Lemos, com os empresários gaúchos, durante o Tá na Mesa, da Federasul, nesta quarta-feira (30/07). “Vamos trabalhar na direção de valorizar os nossos potenciais com foco em tornar a administração pública eficiente”, projetou.

Entre as principais propostas da candidata está a renegociação da dívida do RS com a União. Ana Amélia diz já ter protocolado, no Congresso Federal, um projeto de lei que visa abater a dívida do crédito que o Estado possui com as exportações. “Impossível terminar com a dívida se continuarmos pagando um juro abusivo de 5,6% para União”, avaliou.
A candidata criticou o modelo de investimento adotado pela atual administração. “São feitos empréstimos para promover o desenvolvimento. Isso levou o Estado ao limite dos 27% de comprometimento”. E destacou que o crescimento econômico do RS se deve à qualidade da safra agrícola. “Aumentamos a receita em 6%, no entanto as despesas dispararam para 12%. Na minha gestão reduzirei o número de secretarias e os CC serão cargos técnicos”, planejou. 

Ana Amélia prometeu rever os investimentos em infraestrutura, em especial na manutenção de estradas, com vistas ao maior e melhor escoamento da produção. “Foi criada uma empresa de economia mista que está pagando R$23 milhões em tributos para União e as estruturas continuam precárias”, argumentou a senadora ao destacar que os pedágios administrados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) não investiram em serviços voltados aos condutores. “Acredito que um dos caminhos é tornar o DAER racional e eficiente”, apontou.

Para a saúde pública, a candidata pretende ampliar a transparência na aplicação dos recursos. “Inaceitável sabermos que estão descartando 60 toneladas de medicamentos vencidos”. Já para a área da segurança pública ela apresentou a proposta de organizar uma estrutura integrada que reúna a Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. “Temos que trabalhar com inteligência e na prevenção dos crimes”, finalizou.

O diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes no Rio Grande do Sul, Renato Martins foi o responsável pela mediação desta segunda, de uma série de oito edições do Tá na Mesa político. Na próxima quarta-feira (06) será a vez do candidato à reeleição, governador Tarso Genro. O seguinte, (13.08), será José Ivo Sartori. Na sequência, quatro candidatos ao Senado Federal: 20/08 – Olívio Dutra; 27/08 – Lasier Martins; 03/09 – Simone Leite e 10/09 – Beto Albuquerque. foto:  Ivan Andrade
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário