Sartori se reúne com membros da Federação Israelita do RS


O relato de experiências de gestão de José Ivo Sartori integrando áreas sociais a educação, meio ambiente e segurança, agradou aos membros da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firgs) nesta quarta-feira (16). Durante café da manhã com integrantes da entidade, Sartori falou sobre ações que realizou como prefeito de Caxias do Sul em dois períodos (entre 2004 e 2012) e expôs propostas que traz agora como candidato a governador pela coligação “O Novo Caminho para o Rio Grande” – formada por PMDB, PSD, PSB, PPS, PHS, PSL, PT do B e PSDC. Participou também o candidato a vice-governador José Paulo Cairoli.  


O clima de cordialidade e descontração predominou no encontro de aproximadamente 1 hora, que foi conduzido pelo presidente da Firgs, Mário Cardoni e contou com a presença de outros 13 membros do conselho e da diretoria. A apresentação de propostas de governo por Sartori foi seguida de perguntas dos participantes. O candidato peemedebista esclareceu dúvidas e antecipou algumas metas que planeja alcançar para estancar o crescimento da dívida do Estado.

Educação e capacidade de investimento do Estado estiveram entre os temas de destaque. Segundo Sartori, para superar a crise pela qual vem passando o Rio Grande do Sul, é necessário quebrar certas resistências políticas que permanecem intocáveis. Citou como exemplo a rolagem da dívida do Estado e afirmou que deseja realizar ações que acabem com o conflito existente entre o Executivo e o magistério. “Queremos construir um projeto de mudança de forma democrática, aberta e pluripartidária, acolhendo opiniões e propostas de todos os segmentos”, enfatizou. “É preciso mudar a consciência diante das realidades e o jeito de governar. Em todos esses aspectos, partimos do princípio de que valorizar a educação é fundamental para o êxito de toda a administração.”


Também fizeram parte da conversa alguns temas não relacionados ao contexto eleitoral, como a onda migratória de ganeses em Caxias do Sul e o conflito entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza. A propósito dessas questões, os integrantes da Firgs recordaram a humanização que caracterizou as duas gestões de Sartori como prefeito de Caxias do Sul. Entre as realizações que contribuíram para isso, foram lembrados os investimentos para qualificar o atendimento em postos de saúde e a administração municipal do lixo, que fez de Caxias do Sul a primeira cidade brasileira a utilizar a coleta automatizada.

O candidato a vice-governador José Paulo Cairoli disse que sua escolha em concorrer com a coligação “O Novo Caminho para o Rio Grande” não foi balizada em pesquisas, e sim no projeto consistente dos partidos que fazem parte dela. “Minha candidatura não é uma aventura. É uma opção por um projeto de mudança que não pensa no poder, mas em propostas para um Rio Grande melhor”, ressaltou.

Estiveram também no encontro o presidente municipal do PMDB de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein, e o empresário e ex-ministro chefe do Gabinete Civil da Presidência da República Luís Roberto Ponte, além de representantes da comunidade judaica e jornalistas.

Foto: Luiz Chaves
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário