Em Veranópolis, os jornalistas também visitaram a Casa da Cultura que está intimamente ligada à da Sociedade Alfredochavense. No final do século XIX, os imigrantes italianos residentes no município decidiram fazer a fusão da Confederazione Italiana de Mútuo Soccorso com a Real Casa di Savóia, criando a Sociedade Príncipe de Piemonte, fundada oficialmente com 1894.
A nova entidade se instalou na antiga sede social da Confederazione, prédio hoje ocupado pela Casa da Cultura. A inauguração oficial da edificação aconteceu em fins de 1914, depois das instalações passarem por um processo de revitalização. Em 1938, obedecendo às determinações do governo Getúlio Vargas, que proibia organizações estrangeiras em solo brasileiro, a Sociedade Príncipe de Piemonte deu lugar à Sociedade Alfredochavense (SOAL).
Na décade 1990, com a transferência da Soal para uma nova sede, a Administração Municipal, incentivada pelo Centro Cultural, negociou a aquisição do prédio, em 1993. Em 2005, o município tombou o local como patrimônio histórico e cultural. Atualmente, o prédio da Casa da Cultura possui 1,5 mil metros quadrados. O espaço é composto pela Biblioteca Pública Mansueto Bernardi, Salão Nobre Silvio Pellico, Sala de Oficinas Matilde Cerveira Cagliari, Museu Municipal, Memorial José Lewgoy, Vila Ricordi, Galeria para exposições fotográficas, entre outras atrações. Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário