Junto com o guia de turismo da cidade, Antonio Chiaradia, visitamos a igreja matriz atual.Segundo informou, a construção da nova matriz foi iniciada em 1910 (o lançamento da pedra fundamental ocorreu no domingo 13 de fevereiro de 1910, depois da festa de Nossa Senhora de Lourdes -11 de fevereiro), substituindo a matriz antiga que estava eregida no mesmo local, tendo sido concluída somente em 1933, durando, portanto 23 anos. As obras foram interrompidas diversas vezes em função de múltiplas dificuldades.
A matriz, em estilo gótico, é sustentada por cerca de 40 ou mais colunas verticais, possuindo duas torres iguais localizadas em sua parte frontal. Vista de cima tem forma de cruz. É constituída a base de tijolos. Seu exterior é revestido de argamassa, tendo sido submetido periodicamente a pinturas diversas. No cimo de cada torre existe uma cruz metálica. Possui uma grande porta de entrada em sua frente, além seis outras portas menores laterais. A igreja tem 45 metros de comprimento e 15,5 de largura com uma altura de 39 metros até as sumidades das cruzes. O telhado é de zinco.
Nas partes laterais existe uma série de janelões com vitrais multicoloridos maravilhosos.O seu interior é decorado por dezenas de pinturas sacras - verdadeiras obras de arte. Na historia de sua construção são notáveis as dificuldades que ocorreram, valendo destacar:a) Como todo o terreno da praça pertencia ao município, havia necessidade de que a parte do terreno destinada a igreja fosse transferida para a paróquia. O processo levou cerca de dois anos, mas finalmente foi concluído com êxito. As ações empreendidas pelo pároco Frei Luis de La Vernaz foram de decisiva importância na superação dessa dificuldade.b) Obtenção e obtenção da planta da nova igreja – mais uma vez Frei Luis destacou-se.c) Rivalidade com projeto de cooperativa para obtenção de recursos financeiros. d) Ambiente preocupante com a Primeira Guerra mundial – O Brasil entrou na guerra em 1917. e) A chegada e o estabelecimento dos Irmãos Maristas e das Freiras de São José foram mais motivos de dificuldades para a construção da Igreja porque demandaram atenções e recursos da paróquia. Novamente o Frei Luis conseguiu contornar os problemas surgidos. f) Falta do Frei Luis a partir de 1920, pois foi transferido para a França.g) Sérias dificuldades de ordem financeira cujas dividas foram amortizadas pelo Frei Cherubini h) Crises relativas à Revolução de 1923. - Entre várias soluções incrementadas para resolver os problemas de recursos financeiros esta foi muito curiosa – a campanha do “porco gordo” – cada colono deveria doar um porco para a paróquia, mas obrigatoriamente deveria ser gordo! Foi exitosa, com informações do guia Antonio Chiaradia e informações do município. Fotos: Reprodução/EI
0 comentários:
Postar um comentário