Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore completa 40 anos

Em dezembro deste ano a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), completa 40 anos de atividades voltadas à promoção da cultura popular, ao folclore  e a tradição do Rio Grande do Sul.
A data será comemorada com um concerto executado pela OSPA na próxima terça-feira, 4 de novembro, às 20h30min, no Salão de Atos da UFRGS. Sob a batuta de Tiago Flores, a apresentação da orquestra terá a participação dos solistas Emerson Kretschmer (violino) e Vladimir Romanov (viola).  No programa, a “Sinfonia concertante para violino e viola”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e a “Sinfonia nº 3”, de Robert Schumann (1810-1856).
Conforme o presidente da instituição, Rodi Pedro Borghetti, durante quatro décadas  foram realizadas pesquisas e divulgação da nossa cultura popular. “ A fundação também vem incentivando o estudo do folclore, prestando assessoria e serviços especializados e apoiando o Movimento Tradicionalista Gaúcho, entre outras ações”, explica.
Para realizar esse trabalho a FIGTF dispõe em sua estrutura de uma Biblioteca e Hemeroteca, que reúne inúmeros títulos dedicados à dança, costumes, folclore, vestimentas, música, etnias e informações sobre artistas e escritores vinculados à cultura gaúcha. O Museu do Som Regional disponibiliza um acervo de LP’s, CD’s, fitas e filmes, que contam a história da nossa musica regional e diversos trabalhos de pesquisas, técnicas elaboradas sobre os usos e costumes do gaúcho. A Fundação também promove e participa ativamente de festivais de música nativista, dos Festejos Farroupilha, da Expointer, da Feira do Livro e outros eventos.
“Atualmente, a Fundação está em fase de aperfeiçoamento de suas atividades devido  a recente criação do  Quadro de Funcionários, que deverá entrar em atividade no inicio do próximo ano, com a contratação, via concurso, de profissionais especializados para trabalharem nas áreas de suas especializações”, lembra Borghetti.
História
A história da instituição se deve  à iniciativa de  Glaucus Saraiva e Victor Faccioni, na época assessores do governador Euclides Triches. Criada em 1974, pelo decreto do Governo do Estado de nº 23.613. Antes disso, em 1954, foi  Instituto de Tradição e Folclore (ITF) vinculado à Secretaria Estadual de Educação. Seu primeiro  presidente e idealizador foi o professor e folclorista Carlos Galvão Krebs, que  abriu o primeiro curso de graduação em folclore com o objetivo de formar professores do Ensino Básico de Folclore. Foto: Divulgação

Objetivos FIGTF de acordo com seu estatuto
Pesquisa e divulgação da cultura popular Sul-rio-grandense
Estudo e divulgação da ciência do folclore
Intercâmbio com órgãos de atividades afins
Apoio ao Movimento Tradicionalista Gaúcho
Representação do Estado em assuntos pertinentes à cultura regional típica
Prestação de assessoria e serviços especializados

Diretoria atual
Presidência: Rodi Pedro Borghetti
Direção Administrativa: Luiz Otávio Giacomazzi
Direção Técnica: Luiz Claudio Nunes Knierim

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário