Biografia do governador do RS, José Sartori

Biografia
Eleito com 3,8 milhões de votos (61,2% do total), José Ivo Sartori é o 38º governador do Rio Grande do Sul desde o início da República.
Sartori nasceu na localidade de Capela de São Valentim, em Farroupilha, na Serra, em 25 de fevereiro de 1948. Mais velho entre seis irmãos, cresceu trabalhando no campo, ao lado do pai, Antônio Sílvio Sartori, que ganhava a vida como borracheiro, e da mãe, Elza Josefina Dengo Sartori, dona de casa. Na residência da família, viviam também avós e dois tios.
Desde cedo, Sartori interessou-se pelas causas coletivas, o que o levou a ser líder de movimentos estudantis e a combater a ditadura militar nos anos 1960. Com 13 anos, foi estudar em Antônio Prado, foi presidente do Grêmio Estudantil e atuou no movimento Juventude Estudantil Católica (JEC). Aos 18 anos e com o curso secundário completo, em 1966, ingressou em um seminário em Caxias do Sul, participou da criação do Grêmio Estudantil e tomou posições políticas contra a ditadura. Passou o ano de 1969 estudando Filosofia no Seminário Maior de Viamão e depois retornou a Caxias, onde concluiu os estudos na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Formado em Filosofia, foi professor universitário desta disciplina, além de ter lecionado História, Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira.
Foi na universidade que conheceu Maria Helena Sartori (hoje deputada estadual), com quem casou e teve dois filhos – Marcos e Carolina. Ele e Maria Helena foram sempre ativos politicamente no meio acadêmico, onde lideraram movimentos de resistência ao regime militar. Entre 1972 e 1975, Sartori foi presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS.
TRAJETÓRIA NO PMDB - Em 1976, ele filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que mais tarde passaria a ter a sigla PMDB. Esta foi a única legenda partidária à qual pertenceu. Naquele mesmo ano, elegeu-se vereador em Caxias do Sul. Depois, a partir de 1982, foi eleito deputado estadual cinco vezes consecutivas.
Durante o governo de Pedro Simon, comandou a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, entre 1987 e 1988, quando, entre outras ações, atuou como mediador no conflito que ganhou o nome de A Revolta de Guajuviras, em Canoas.
Em 2002, Sartori elegeu-se deputado federal e, em 2004, venceu a eleição à prefeitura de Caxias do Sul. Em 2008, foi reeleito. Já exerceu também as funções de vice-presidente estadual do PMDB e de presidente da Assembleia Legislativa, em 1998, quando assumiu o governo do Estado em duas ocasiões.

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário