O grupo estatal chinês XCMG, especializado na construção de maquinário voltado para a construção civil, demonstrou intenção de instalar-se no Rio Grande do Sul para implementar uma unidade fabril na região do Vale do Rio Pardo. A sinalização ocorreu em reunião com a comitiva de empresários e representantes do município de Venâncio Aires no gabinete do governador José Ivo Sartori, na tarde desta terça-feira (06), no Palácio Piratini.
No encontro, foram estabelecidos o projeto e o mapeamento para fixação da unidade chinesa em um terreno de 90 hectares que pertence ao Estado na localidade de Estância Nova, no qual a prefeitura municipal pretende implantar um novo Distrito Industrial, próximo à rodovia RSC-287.
O Governo do Estado irá avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental para a cedência dos lotes de terrenos.
De acordo com o presidente mundial da XCMG, Wang Yangsong, o sul do Brasil está entre as metas de expansão da empresa, que projeta um incremento de US$ 1 bilhão nos próximos 10 anos.
Com base nos estudos técnicos apresentados, Sartori encomendou junto à assessoria técnica a análise do empreendimento. "O Rio Grande do Sul será parceiro e, neste sentido, é necessário facilitar o entendimento e observar as condições para atrair a empresa", disse.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, reforçou que o poder público será parceiro para viabilizar o projeto chinês e atrair mais investidores para Estado. "O governo estadual, juntamente com a prefeitura de Venâncio Aires, vai estabelecer todas as condições para que a empresa chinesa e também outras daquele país tenham condições de manter seu projeto no Rio Grande do Sul", afirmou.
A XCMG, pertencente ao Governo da China, está localizada na cidade de Xuzhou, concentrando 25 fábricas e um Centro de Desenvolvimento Tecnológico, liderando o mercado asiático neste segmento. A empresa já possui uma unidade na cidade de Pouso Alegre (MG) e tem projeto de expansão para a região Sul.
Também participaram da reunião os deputados Edson Brum e Afonso Motta, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, além de vereadores e demais representantes da XCMG.
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário