Sartori destaca importância do fortalecimento do setor leiteiro para o RS

Com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, foi lançada nesta terça feira (12) a 38ª Expoleite e 11ª Fenasul, em evento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.  A feira ocorre entre os dias 27 e 31 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio.  
Sartori destacou a importância de fortalecer o setor leiteiro, que hoje mobiliza 130 mil famílias no Estado, e de ampliar mercados para a matéria-prima. A produção diária no RS é de aproximadamente 12 milhões de litros/dia, conforme a Secretaria da Agricultura e Pecuária, e de 4,5 bilhões de litros/ano. O Estado é o segundo maior produtor, atrás de Minas Gerais.
"A cadeia produtiva do leite movimenta a economia gaúcha. Gera emprego no campo e na cidade e orgulha o Rio Grande do Sul", disse Sartori. "A disposição do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, de dar continuidade a esse trabalho demonstra nossa intenção de fortalecer o setor.”
Recuperação do parque
O secretário Ernani Polo ressaltou que governo e entidades como Gadolando, Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo e Sindicato da Indústria de Máquinas e Equipamentos do RS (Simers) estão trabalhando em conjunto para recuperar o Parque Assis Brasil, que teve áreas danificadas após um temporal em dezembro de 2014.  O desafio, assinalou Polo, é buscar novos mercados para a cadeia leiteira. O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou a importância do evento e de o governo ter ações permanentes para a sanidade do rebanho leiteiro.
A Expoleite Fenasul é uma promoção da Associação os Criadores de Gado Holandês do RS e da Secretaria da Agricultura e Pecuária. Estão confirmadas participações de expositores das raças Holandês, Jersey, Girolando, Gir Leiteiro (bovinos de leite), Angus (bovinos de corte), Árabe e Mangalarga (equinos). Também fazem parte do evento a 13ª Feira do Terneiro, Terneiras e Vaquilhonas e a 4ª Feira de Ventres Selecionados. As inscrições dos animais para julgamento e provas serão recebidas até a próxima sexta-feira (15).
Neste ano, a novidade fica com o espaço Mundo do Leite, dentro do Pavilhão de Gado Leiteiro, que proporciona aos estudantes contato com a realidade do segmento de leite. Estão programados também o 5º Simpósio Qualidade e Mercado, 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura e 3º Dia da Qualidade e Gerenciamento de Propriedades Leiteiras. Em 2014, o volume de negócios foi de R$ 1,052 milhão, com a venda de 855 animais. No total, foram expostos 1.312 animais no Parque Assis Brasil, segundo informações do governo estadual.

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário