Com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, foi lançada nesta terça feira (12) a 38ª Expoleite e 11ª Fenasul, em evento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. A feira ocorre entre os dias 27 e 31 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio.
Sartori destacou a importância de fortalecer o setor leiteiro, que hoje mobiliza 130 mil famílias no Estado, e de ampliar mercados para a matéria-prima. A produção diária no RS é de aproximadamente 12 milhões de litros/dia, conforme a Secretaria da Agricultura e Pecuária, e de 4,5 bilhões de litros/ano. O Estado é o segundo maior produtor, atrás de Minas Gerais.
"A cadeia produtiva do leite movimenta a economia gaúcha. Gera emprego no campo e na cidade e orgulha o Rio Grande do Sul", disse Sartori. "A disposição do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, de dar continuidade a esse trabalho demonstra nossa intenção de fortalecer o setor.”
Recuperação do parque
O secretário Ernani Polo ressaltou que governo e entidades como Gadolando, Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo e Sindicato da Indústria de Máquinas e Equipamentos do RS (Simers) estão trabalhando em conjunto para recuperar o Parque Assis Brasil, que teve áreas danificadas após um temporal em dezembro de 2014. O desafio, assinalou Polo, é buscar novos mercados para a cadeia leiteira. O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou a importância do evento e de o governo ter ações permanentes para a sanidade do rebanho leiteiro.
A Expoleite Fenasul é uma promoção da Associação os Criadores de Gado Holandês do RS e da Secretaria da Agricultura e Pecuária. Estão confirmadas participações de expositores das raças Holandês, Jersey, Girolando, Gir Leiteiro (bovinos de leite), Angus (bovinos de corte), Árabe e Mangalarga (equinos). Também fazem parte do evento a 13ª Feira do Terneiro, Terneiras e Vaquilhonas e a 4ª Feira de Ventres Selecionados. As inscrições dos animais para julgamento e provas serão recebidas até a próxima sexta-feira (15).
Neste ano, a novidade fica com o espaço Mundo do Leite, dentro do Pavilhão de Gado Leiteiro, que proporciona aos estudantes contato com a realidade do segmento de leite. Estão programados também o 5º Simpósio Qualidade e Mercado, 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura e 3º Dia da Qualidade e Gerenciamento de Propriedades Leiteiras. Em 2014, o volume de negócios foi de R$ 1,052 milhão, com a venda de 855 animais. No total, foram expostos 1.312 animais no Parque Assis Brasil, segundo informações do governo estadual.
0 comentários:
Postar um comentário