O cooperativismo de crédito tem facilitado o acesso de pequenos negócios a serviços financeiros no Brasil. Prova disso é o resultado de um projeto coordenado pelo Sebrae Nacional desde 2011 em 17 estados que aumentou o número de pequenos negócios associados a cooperativas, ampliou o volume de crédito concedido a eles e ainda mapeou experiências bem sucedidas de atuação do cooperativismo de crédito com os pequenos negócios.
Os resultados do Projeto de Fomento a Boas Práticas em Cooperativas de Crédito de MPEs e as boas práticas implementadas foram apresentadas durante o 2º Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro para Pequenos Negócios, que aconteceu na última semana em Porto Alegre, no Hotel Embaixador. O evento, uma realização do SICREDI e SEBRAE Nacional em parceria com IFC (International Finance Corporation), Banco Central, Bancoob e Confesol (Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária), tem o objetivo de promover um debate sobre a conjuntura e os desafios do segmento cooperativista em questões relacionadas ao atendimento dos pequenos negócios.
Durante o seminário, a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Meneses, o CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar, e o diretor executivo de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, Daniel Frederic Van Det, assinaram um convênio de cooperação geral. O acordo tem como finalidade a ampliação do acesso dos pequenos negócios ao mercado financeiro, à capacitação técnica dos associados e colaboradores que atuam com o segmento e o intercâmbio de informações. Durante a manhã, foram dadas oficinas de boas práticas do cooperativismo financeiro para pequenos negócios, com o depoimento de empresários, e, à tarde, o gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, apresentou os resultados do Projeto Fomento às Boas Práticas em Cooperativas de Crédito de MPE. Foto: Sicredi/Divulgação

0 comentários:
Postar um comentário