Durante a 38ª Expointer, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia de Brasília/DF anunciou um novo serviço que está à disposição dos criadores de animais de raças comerciais de interesse zootécnico. Em abril do ano passado, a Embrapa inaugurou uma nova estrutura de armazenagem de material genético. A partir de agora, criadores de todo o país poderão utilizar essa estrutura, sem nenhum custo, para armazenar o material genético de diferentes raças.
A proposta do oferecimento do banco genético aos criadores de todo o Brasil visa contribuir na conservação da história da pecuária brasileira. O resgate e valorização de raças crioulas é um dos objetivos da estrutura. É a primeira vez que a Embrapa oferece aos produtores a oportunidade de conservar material genético, sêmen e embriões, de raças comercias em seu banco genético. Este serviço permite a conservação de linhagens que, no momento, não estão sendo utilizadas pelos criadores, mas que poderão se mostrar importantes para futuros programas de melhoramento genético.
O processo de armazenagem do material genético dos criadores deverá acontecer a partir de uma associação ou cooperativa. Através de um acordo de transferência temporária firmado com a Embrapa, fica garantido ao proprietário do material genético a conservação em condições adequadas e sem utilização, pelo tempo estipulado no acordo.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia de Brasília/DF Arthur Mariante, as vantagens desse serviço é assegurar a conservação do material genético em desuso pelos criadores, sem nenhum custo, conservar linhagens descartadas pelos criadores, usufruir da infraestrutura do novo banco genético da Embrapa e utilizar o conhecimento por ela adquirido ao longo de mais de três décadas de atuação em prol da conservação de recursos genéticos animais.
Algumas raças que já podem ser encontradas no banco genético da Embrapa são Crioulo Lageano, Ovelha Crioulo Lanada, Pantaneiro, Curraleiro Pé Duro, Cabra Moxotó e Junqueira.
Para os interessados, no sábado, na Casa da Embrapa na Expointer 2015, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia de Brasília/DF, Arthur Mariante, palestrará sobre o novo banco genético que está à disposição dos criadores para conservação das raças comerciais.
0 comentários:
Postar um comentário