Na visita do ministro do desenvolvimento agrário (MDA), Patrus Ananias, a 38ª Expointer, no dia 3 de setembro, para a solenidade de abertura da 17ª Feira da Agricultura Familiar, o Sicredi foi chamado para participar de assinaturas de operações Pronaf por conta de sua importância nacional por ser o principal operador do programa no Brasil. Os associados que assinaram seus contratos de custeio representando o Sicredi foram: Fausto Regis Palavro, produtor de frutas do município de Feliz/RS, representando a Cooperativa Sicredi Pioneira RS; e Manuel João de Azambuja, produtor de soja do município de Passo do Sobrado/RS, representando a Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo.
O evento de assinatura aconteceu no estande do Programa Mais Alimentos do MDA onde o ministro Patrus Ananias ressaltou que o ato foi um gesto de valorização do cooperativismo e incentivo ao fomento da agricultura familiar. "O cooperativismo de crédito é o futuro. Sou um entusiasta deste modelo que maximiza e coletiviza os recursos", destacou ele durante a cerimônia. "Além disto, o cooperativismo prima por valores como participação democrática e solidariedade. E o Sicredi está muito bem inserido neste contexto. As assinaturas de hoje comprovam essa afirmação", afirmou Ananias.
Para o associado Sicredi, Manuel João de Azambuja, produtor de soja no município de Passo do Sobrado, o ato de assinatura da liberação dos recursos do Pronaf representou a conquista de um trator que vai aumentar a produtividade e reduzir os custos. "Sou a quinta geração da família que se mantém no campo. Ali tenho uma perspectiva de vida. E o Sicredi é uma Instituição Financeira parceira que se preocupa com o desenvolvimento do associado", destaca Azambuja.
Maior agente do BNDES na concessão de recursos do Pronaf, o Sicredi também é a primeira Instituição Financeira Cooperativa na liberação de recursos do crédito rural no país. "O Sicredi é um importante canal por onde o Ministério viabiliza recursos que geram tecnologia e produtividade, e estes dois fatores combinados agregam renda para o produtor rural", destacou o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin que, também, participou da cerimônia. Foto: Sicredi
0 comentários:
Postar um comentário