Presidente da Abralog(Associação Brasileira de Logística) é palestrante na Federasul

 O presidente da Abralog (Associação Brasileir de Logística), Pedro Moreira, disse hoje na Federasul, que os desafios do setor são os mesmos, há anos. O custo da logística no Brasil está ao redor de 11,6% do PIB, enquanto que nos EUA é 8,7% e na Europa, 10%. O déficit brasileiro de investimentos em infraestrutura anda na casa dos 200 bilhões de dólares e as ações governamentais têm engatado planos como o PNLT e mais agora o Plano de Logística Integrada, ações que no setor vem sendo consideradas como “mais do mesmo”, pois muitas das obras permanecem em construção, quando deveriam estar prontas.
Segundo Moreira, a multimodalidade é hoje um dos maiores desafios da logística brasileira pois sem a integração dos modais de transporte estaremos diariamente tomando gol contra e fazendo com que o Custo Brasil não se transforme em Lucro Brasil, como todos desejamos.A Associação Brasileira de Logística lançou publicamente a Frente Nacional pela Multimodalidade, pois a falta de sincronia entre todos os modais pereniza os gargalos, ineficiências e os custos desnecessários, impedindo que o País possa crescer. povo. Em outras palavras, a Frente Nacional pela Multimodalidade vai partir da logística que se faz hoje no Brasil para chegar à que queremos quando o País for Multimodal, explicou o dirigente.
Pedro Moeira observa que o país é eminentemente rodoviarista, mas mesmo assim tem discreta quantidade de estradas, o Brasil poderia explorar com maior inteligência e coordenação a ferrovia e também a hidrovia, em função da grande necessidade de nossa malha ferroviária e de aproveitar a espetacular bacia hídrica que possuímos. Derrapa também no investimento em tecnologia, segurança, no lado fiscal, jurídico e também na mobilidade urbana, diz.
Segundo Moreira, se o Brasil investir anualmente 4,5% do PIB, segundo cálculos recentes, vão ser necessários 20 anos para organizar e criar de forma adequada uma malha de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrovias, dutovias parar para operar a multimodalidade  no país, completou. (Valéria Reis) 

 Foto: Ivan Andrade


Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário