Secretaria da Agricultura apresenta programa para conservação do solo e da água


Conforme o secretário Ernani Polo, a armazenagem de água é uma das prioridades

O secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, apresentou, na manhã desta terça­-feira (1º), na Expointer 2015, o Programa Estadual de Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água. Como 2015 é o Ano Internacional dos Solos, definido pela ONU, o secretário salientou a necessidade de se avançar nesse setor.
O programa será executado em 12 regiões do Estado pela Emater/RS­Ascar. Em cada uma delas, serão trabalhados quatro subprojetos. A assistência técnica para atender a demanda está sendo capacitada. Unidades de referência tecnológicas em microbacias hidrográficas serão instaladas, através da construção de terraços, correção de acidez e fertilidade do solo, além de incentivos como máquinas agrícolas e políticas públicas voltadas ao setor.
A armazenagem de água é uma das prioridades do programa. Cisternas, açudes e barragens para reserva de água serão construídos. Para esse processo, a Seap contará com a colaboração das secretarias de Desenvolvimento Rural e Coopoerativismo (SDR) e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).
Outra finalidade do programa é valorizar o produtor que conserva o solo e produz água, por meio da premiação “Produtor Amigo do Solo e da Água”. Fechando a estratégia do programa, o tema solo e água será trabalhado nas escolas, contando com apoio da Secretaria Estadual da Educação. O objetivo é educar professores e estudantes em relação ao uso sustentável do solo e água.
Para marcar o desenvolvimento do Programa Estadual de Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água, no dia 5 de dezembro será realizado o fórum estadual de gestão do programa. Foto: Expointer
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário