Oposição começa a recolher assinaturas para instalar CPI na Assembleia

A oposição começou no início da tarde desta segunda o recolhimento de assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar se houve troca de votos por cargos em projetos de interesse do Executivo. O mote para o pedido são os documentos obtidos pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa junto ao Ministério Público sobre o caso do deputado Mário Jardel (PSD). 

São necessárias 19 assinaturas para a instalação da CPI. As bancadas de oposição somam 15 deputados na Casa. O PTB, que é independente e possui cinco cadeiras, tem acompanhado a oposição nas votações. A deputada Regina Becker (Rede), ex-PDT, também é independente. 

Ainda pela manhã, partidos de oposição anunciaram a existência de gravações que apontariam que o deputado Mario Jardel (PSD) teria negociado seu voto em aprovação de projetos de interesse do Executivo gaúcho em troca de cargos. "Em parte dos áudios transcritos, o Ministério Público (MP) atesta que em tese existia uma negociação do parlamentar com o governo em troca do recebimento de 10 cargos. Em especial, o recebimento de cargos em troca do voto para a redução do teto das RPVS", declarou o líder da bancada do PC do B, deputado Juliano Roso. 

Ainda segundo Roso, em um dos áudios há a informação que uma das pessoas recebedoras dos cargos não precisaria "nem trabalhar, era só aparecer de vez em quando". Conforme Roso, os áudios foram obtidos após ele solicitar ao MP o procedimento investigatório completo e receber um DVD que contém 1.318 páginas. Em um segundo momento, como parte das transcrições não ficava clara, o parlamentar solicitou os áudios e recebeu quatro DVDs, também já analisados. (CorreiodoPovo)
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário