Fantaspoa 2016 apresentará mais de 100 filmes entre 13 e 29 de maio

 O festival homenageia o ator espanhol Antonio Mayans, o diretor inglês Brian Trenchard-Smith e o diretor brasileiro Guilherme de Almeida Prado e aposta em atividades de inclusão e capacitação

A décima segunda edição do Fantaspoa, apresentada pela Petrobras e com patrocínio do Banrisul, terá em sua programação mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens provenientes de mais de 25 países. Afirmando o compromisso de disponibilizar ao público filmes que dificilmente encontram distribuição nacional, 49 longas-metragens serão exibidos pela primeira vez no Brasil durante o Fantaspoa. Desses, cinco terão sua primeira exibição pública no mundo, 25 estarão em première latino-americana e 19 em première brasileira.

O XIIFantaspoa homenageará o ator espanhol Antonio Mayans, cuja extensa filmografia inclui mais de 150 títulos e que colaborou em muitos filmes do prolífico e conceituado diretor espanhol Jess Franco; o diretor inglês Brian Trenchard-Smith, figura importante para a recentemente redescoberta e cultuada filmografia australiana de gênero; e Guilherme de Almeida Prado, que realizou alguns dos filmes de gênero mais criativos e premiados do Brasil. Todos estarão presentes no evento e participarão de sessões comentadas com o público após as sessões. Antonio Mayans ministrará curso de atuação gratuito.

O espanhol Luis de la Madrid, responsável pela montagem de filmes como “A Espinha do Diabo”, de Guillermo del Toro, e “O Operário”, atuado por Christian Bale, estará presente no evento para, além de apresentar “A Espinha do Diabo” e conversar com o público após a sessão, ministrar um curso de edição oferecido gratuitamente. Além disso, será oferecido um curso teórico, também gratuito, intitulado Aspectos Históricos do Horror Cinematográfico Moderno e Contemporâneo, ministrado por Hernani Heffner, Curador Adjunto e Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM-RJ.

O músico italiano Vince Tempera realizará um concerto no Santander Cultural, mesclando trilhas de filmes de sua autoria e de outros mestres, além de contar histórias sobre a Era de Ouro do cinema italiano. No Instituto Goethe de Porto Alegre, será realizada a tradicional sessão musicada com o clássico “As Mãos de Orlac”, de Robert Wiene, musicado ao vivo pelo multi-instrumentista Diego Poloni, que já tocou em projetos de diversos gêneros musicais, como punk (Campbell Trio), música brasileira (Apanhador Só) e música livre instrumental (Trompa).

O XII Fantaspoa terá como grande novidade a iniciativa inclusiva Fantaspoa CineKombi. Trata-se de uma mostra itinerante de cinema ao ar livre que circulará por 16 cidades gaúchas no período do evento. Será montada uma tela de projeção em locais de grande circulação das cidades do circuito, na qual serão projetados curtas-metragens exibidos em anos anteriores do Fantaspoa. A participação é gratuita a todos os interessados. Outra iniciativa do Fantaspoa será a exibição, anteriormente a todos os filmes, de vídeos incentivando a não utilização de telefones celulares durante as sessões, de forma a promover o respeito à sétima arte, e maximizar sua apreciação. Trata-se de uma parceria com a rede de cinemas texana Alamo Drafthouse, conhecida por realizar ações que priorizam, mais que tudo, a experiência cinematográfica.

Além das salas Cine Santander Cultural e CineBancários, o belíssimo Cine Capitólio integrará este ano a programação do XII Fantaspoa. O espaço abrigará as Sessões Petrobras, que exibirão seis longas-metragens de gênero brasileiros, passeando por diferentes épocas da história do cinema nacional. As Sessões Petrobras serão realizadas com os filmes “Espelho da Carne”, de Antonio Carlos da Fontoura; “Fica Comigo esta Noite”, de João Falcão; “Finis Hominis”, de José Mojica Marins; “A Hora Mágica” e “Perfume de Gardênia”, de Guilherme de Almeida Prado; e “Prata Palomares”, de André Faria. As Sessões Petrobras serão comentadas por integrantes das equipes de realização dos longas-metragens e/ou especialistas em cinema de gênero.

Quem quiser interagir com o pessoal que estará na cidade fora da sala de cinema, terá oportunidade em três festas produzidas pelo festival: a primeira em comemoração ao início do festival e à emblemática sexta-feira 13; outra com DJset de, entre outros, Danny Perez, artista colaborador de cultuadas bandas como Black Dice, Panda Bear e Animal Collective, com a qual realizou o longa-metragem ODDSAC, aclamado em Sundance; e, por fim, a Fantaspoa Night Fever, com shows das bandas  gaúchas Paquetá e Viruskorrosivus, além da uruguaia Los Mongos.

O Fantaspoa também apresentará dois longas-metragens em que assina a produção: “Kryptonita”, de Nicanor Loreti e que será exibido na abertura do festival; e “FantastiCozzi”, de Felipe M. Guerra, que conta a história do cultuado diretor italiano Luigi Cozzi, que estará presente com Guerra na exibição e conversará com o público após a exibição.


XIIFantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
De 13 a 29 de maio em Porto Alegre
Nas salas CineBancários, Cine Santander Cultural, Cinema Capitólio

Ingressos ao preço único de: R$10,00
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário