Entidade que representa o segmento responsável por 55% do faturamento total do setor realiza o Brasília Fest Leite para debater qualidade, consumo e produção
A Frente Parlamentar em Defesa da Bovinocultura de Leite da Câmara dos Deputados, juntamente com a Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100), promovem nesta quarta-feira (1º) uma série de palestras em comemoração do Dia Internacional do Leite. O debate, que integra o 2º Brasília Fest Leite, ocorrerá a partir das 14 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Conforme o presidente do G100, Pedro Augusto Guimarães, o Brasília Fest Leite deste ano contará com quatro palestras que irão abordar temas importantes para a cadeia produtiva e consumidores. “Queremos mobilizar o setor, a opinião pública, parlamentares e toda a sociedade para mostrar que o leite é um produto importante na alimentação, na nutrição humana no Mundo e no Brasil. É um produto vivo e, portanto, sensível a todos os tratamentos que passa ao longo de sua cadeia de produção até chegar a mesa do consumidor”, destaca.
A programação inclui palestra do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic. Ele falará sobre leite e produtos lácteos na nutrição humana no mundo. Ao longo da tarde, também haverá palestra do diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida, Nilson Muniz, sobre a conjuntura do leite no mundo e no Brasil.
Já o chefe da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, falará sobre o sistema de inteligência do monitoramento temporal e espacial da qualidade do leite. O evento contará ainda com degustação de lácteos e a distribuição do livro “Leite e Produtos Lácteos na Nutrição Humana”.
Faturamento anual do setor é de aproximadamente R$ 100 bilhões
O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite com um volume de mais de 35 bilhões de litros ao ano, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fechados em 2014. Este volume representa 5,5% da produção global de leite. Anualmente, o setor leiteiro e de laticínios do Brasil registra um faturamento próximo de R$ 100 bilhões e 55% deste valor é contribuição das cooperativas e médias empresas, segundo números do G100. Em dez anos de existência da entidade, essa participação já aumentou em 57%. Atualmente, as associadas da entidade possuem cerca de 170 mil fornecedores de leite , sendo que as associadas captam, produzem, industrializam e comercializam seus produtos em todo o país, assim como já registram presença na exportação.
O Brasília Fest Leite 2016 inicia sua programação às 14h e após as palestras haverá uma degustação de produtos lácteos fornecidos pelas próprias indústrias e cooperativas do G100.
Mais informações sobre o G100
Site: www.g100.org.br
Facebook: www.facebook.com/ AssociadosG100
0 comentários:
Postar um comentário