O turismo, história e religião das Missões no FESTURIS

São Miguel das Missões é um importante destino turístico gaúcho tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial. Sua atração principal, as Ruínas de São Miguel ficam na cidade que possui uma população de cerca de 8 mil habitantes. É praticamente impossível se perder por lá. Na chegada à cidade visualiza-se o pórtico de acesso, com esculturas que representam São Miguel Arcanjo, os Padres Jesuítas e o cacique Sepé Tiarajú.


Os 7 Povos das Missões foram um conjunto de aldeias indígenas Guarani, fundadas pelos jesuítas espanhóis no Rio Grande do Sul com a intenção de divulgar o cristianismo entre os povos não cristãos. Elas eram: São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Angelo Custódio.
A visitação inicia com um vídeo, explicando a importância de São Miguel no contexto histórico.

A Igreja de São Miguel Arcanjo, é a ruína de maior destaque e mais bem preservada de todo conjunto missioneiro. Sua construção foi iniciada em 1735 e sua obra demorou 10 anos para ser finalizada, sob a conduta do arquiteto italiano João Batista Primolli. A Igreja em estilo renascentista possuía 3 naves com 5 altares dourados, cobertos com imagens de santos em pedra e madeira, talhadas pelos próprios índios. A torre com 25 metros de altura, acomodava 5 sinos. Um deles com mais de 1000 quilos.

Todas as noites, desde 1978, acontece o show de som e luzes, em frente às ruínas. O show conta a saga dos Padres Jesuítas e Índios Guaranis, habitantes da região nos séculos XVII e XVIII. O show tem duração de 48 minutos e o ingresso custa R$ 5,00. Os ingressos são vendidos na hora, e não é preciso chegar com muita antecedência.

São Miguel das Missões acaba de ser confirmado como expositor no FESTURIS Gramado 2016. "Estou extremamente contente com a confirmação de mais esta participação do destino de São Miguel das Missões no FESTURIS 2016, evento de respectiva magnitude e seriedade", destaca Izabel Cristina Ribas, secretária Executiva DETUR/FUNMISSÕES.


FESTURIS GRAMADO - A Feira Internacional de Turismo, é organizado pela empresa gramadense Rossi & Zorzanello (detentora da marca), e terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.

O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Informações e inscrições pelo sitewww.festurisgramado.com. Foto: Festuris
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário