RS tem mais de 30 candidatos que que precisam de um voto para se eleger

Nos últimos 45 dias, os 17 mil candidatos a prefeito que disputam as eleições deste domingo foram às ruas, distribuíram panfletos, gravaram programas de rádio e televisão em busca de votos. Para 95 desses candidatos, no entanto, a "disputa" pelo voto será bem mais fácil amanhã. Isso porque eles concorrem como candidatos únicos e para serem eleitos precisarão apenas de um voto, que pode ser o dele mesmo. No Rio Grande do Sul, mais de 30 municípios estão nesta condição. 
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 95 candidatos a únicos no País são de 14 partidos: PMDB, PP, PSDB, dez PSB, PDT, PSD, PV,  DEM, PR, PTB, PPS, PT, PRB e PEN. Os municípios com candidatos únicos estão distribuídos de 12 estados - Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.
Dos 95 candidatos únicos, de acordo com a dados da Justiça Eleitoral, 86 são do sexo masculino e nove do sexo feminino. Oitenta e um são da cor branca e 14 declararam-se pardos. Com 37.680 eleitores, o município paulistano de Jales é o que tem maior eleitorado entre as 95 cidades em que a eleição para prefeito tem apenas um candidato.
Já Engenho Novo (RS), com 1.200 eleitores, e Carlos Gomes (RS), com 1.411 eleitores, têm o menor número de votantes nesse caso.
Confira a lista dos municípios com um único candidato no RS:
Almirante Tamandaré do Sul
Anta Gorda
Barra do Rio Azul
Barra Funda
Canudos do Vale
Carlos Gomes
Condor
Cotiporã
Crissiumal
Doutor Maurício Cardoso
Engenho Velho
Erval Grande
Estrela Velha
Ivorá
Lagoa dos Três Cantos
Mato Queimado
Nova Pádua
Novo Barreiro
Pejuçara
Pinhal
Porto Mauá
Protásio Alves
Putinga
Rodeio Bonito
Santo Antônio do Planalto
São José das Missões
São José do Herval
São José do Ouro
São Pedro das Missões
Tio Hugo
Vista Gaúcha
Westfália
Fonte: Correio do Povo
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário