A ex-senadora Marina Silva (Rede) lidera a corrida presidencial, em todos os cenários de segundo turno, para as eleições de 2018. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo. Em todos os cenários de primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera. Em um eventual segundo turno entre os dois, Marina teria uma diferença de nove pontos a seu favor.
A pesquisa foi feita nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. Em duas simulações de primeiro turno apresentadas, uma com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e outra com o senador paulista José Serra como candidatos do PSDB, Marina ficaria com uma das vagas para o segundo turno, ao lado de Lula.  
Em um cenário com como candidato tucano, ela teria 15% das intenções de voto, contra 11% do senador mineiro, o que configura empate técnico na segunda colocação. Em outra simulação, em que o juiz federal Sérgio Moro é apresentado como candidato, ambos teriam 11%, contra 24% de Lula.
Quando à intenção de voto em um segundo turno contra os tucanos, a vantagem de Marina é de pelos menos vinte pontos percentuais. Essa margem seria alcançada contra José Serra: 47% contra 27%.
A pesquisa mostra que o candidato com maior rejeição é o presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com o levantamento, 45% dos eleitores não votariam nele. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 44%, o que configura empate técnico. soma 30%. (Veja) Foto: Veja