Evento ainda aceita patrocínio via LIC Estadual e Lei Rouanet
Com público previsto de 70 mil pessoas por dia, conforme referência do ano passado, a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre já tem patrocinadores confirmados. São eles: Braskem, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Zaffari, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Senado Federal, Panvel, BNDES, Memorial do Judiciário, Dado Bier, Santander e Rio Grande Seguros. Ainda seguem abertas as possibilidades de participação de empresas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura - LIC, Lei Rouanet e patrocínio direto. O evento ocorre de 1º a 18 de novembro de 2018 na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha.
Entre os destaques deste ano, estão Anna Claudia Ramos, Lenice Gomes, Andrea Viviana Taubmann, Ilan Brenman, João Pedro Roriz, Dilan Camargo, Marô Barbieri, Mario Pirata, Claudio Levitan, Marilia Pirillo, Laurent Cardon e o australiano Stephen Michael King. O evento traz de volta o Espaço do Conhecimento Petrobras, desta vez dedicado a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM Education, em inglês). Outro destaque é a terceira edição do Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores, que vai reunir booktubers, blogueiros e instagrammers dedicados à literatura. A 11º edição da mostra de ilustração Traçando Histórias vai promover oficinas e palestras nos dias 5 e 6 de novembro. O pesquisador e artista transmídia Edgar Franco é a principal atração do 13º Mutação na Feira - HQ, Zines e Cultura Pop. “HQtrônicas e quadrinhos hipermidiáticos” é o tema de sua palestra no dia 11 de novembro. Convidada de Honra, a República Tcheca contribuirá com uma programação para os primeiros dias de evento.
Outros nomes da programação serão publicados no site www.feiradolivro-poa.com.br, no facebook.com/ FeiradoLivrodePortoAlegre e no Instagram @feiradolivropoa.
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
Inaugurada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos, com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades.
Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório do Margs e Auditório da Inspetoria da Receita Federal.Inaugurada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos, com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades.
Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. A 64ª edição ocorre de 1º a 18 de novembro de 2018.
Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro
Fundada em 1963, a Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.
Foto: Divulgação
#Cultura #Feira do Livro de Porto Alegre
0 comentários:
Postar um comentário