Ao lado de Netanyahu, Bolsonaro visita Muro das Lamentações

Escoltado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidenteJair Bolsonaro visitou nesta segunda-feira, 1, o Muro das Lamentações, sob forte chuva de granizo. Esta é a primeira vez que o premiê israelense acompanha um chefe de Estado em visita oficial ao local sagrado para os judeus, na porção oriental de Jerusalém. A soberania dessa área é reivindicada pelos palestinos.
Esse compromisso foi interpretado como uma tentativa de favorecer a reeleição deBenjamin Netanyahu. Governante há 10 anos de israel, o premiê concorrerá a mais um mandato no cargo no próximo dia 9, quando serão realizadas as eleições parlamentares no país.
O Muro das Lamentações é o segundo local mais sagrado para o judaísmo. A parede, formada por pedras de calcário, foi o que restou do chamado Segundo Templo de Jerusalém, construído no lugar do Templo de Salomão. Um rabino deu as explicações ao presidente brasileiro sobre o significado da ruína.
A decisão do governo brasileiro em aceitar o convite de Netanyahu para a visita marca uma mudança na política externa em favor de Israel, em detrimento das relações com a Autoridade Palestina. O general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, chegou a mencionar no domingo que uma visita presidencial aos territórios palestinos não chegou a ser cogitada.
Presidente Jair Bolsonaro está cercado por membros do clero na entrada da Igreja do Santo Sepulcro na Cidade Velha de Jerusalém -01/04/2019 © Fornecido por Abril Comunicações S.A. Presidente Jair Bolsonaro está cercado por membros do clero na entrada da Igreja do Santo Sepulcro na Cidade Velha de Jerusalém -01/04/2019
O Muro das Lamentações fica no setor leste de Jerusalém, parte do território ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Para muitos, visitar o local ao lado do líder israelense significa reconhecer a soberania do país sobre a região, em detrimento dos palestinos.
Netanyahu acompanhou o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em uma visita ao local no mês passado. O presidente Donald Trump, contudo, conheceu o local sem a presença do premiê israelense em sua passagem pelo país.
Antes de visitar o Muro, Bolsonaro foi à Basílica do Santo Sepulcro, também na Cidade Velha. Segundo a tradição cristã, Jesus teria sido sepultado no local.
(vEJA) Foto:  Foto: Menahem Kahana/AFP/Getty
#politica #Netanyahu #Bolsonaro #Muro das Lamentações #embaixadadaimprensa
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário