A Holanda amplia atuação no mercado gaúcho

As ações da Agência Comercial Holandesa para o RS e SC, com sede em Porto Alegre, fortaleceram as relações comerciais com a ida de nove missões que envolveram 250 empresários holandeses. A Agência Comercial Holandesa em Porto Alegre comemora uma década de parcerias e troca de informações comerciais com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foi o primeiro Escritório inaugurado pelo governo dos Países Baixos no Brasil (o segundo está em Recife) com características exclusivas de apoio econômico e negócios bilaterais. Mais de mil empresas holandesas demonstraram interesse na região sul, o Escritório elaborou 420 relatórios de mercado e além de promover nove missões de empresários gaúchos à Holanda, recebeu 11 missões num processo que envolveu mais de 250 empresários holandeses. As Agências Comerciais Holandeses (ACH’s) são escritórios instituídos pelos Ministérios das Relações Exteriores, Ministério dos Assuntos Econômicos e a EVD – Agência do Ministério dos Assuntos Econômicos para Cooperação e Negócios Internacionais. Foram criados com o propósito de dar apoio às empresas e entidades holandesas, nas suas atividades em países classificados como promissores e de larga escala de mercado. As Agências fazem parte da Rede Econômica do Reino dos Países Baixos no exterior. A Rede Econômica Holandesa é composta por Embaixadas, Consulados Gerais, PV’s, NBTC’s, NTIO’s, NBSO’s etc. Atualmente, as Agências compreendem 20 escritórios ao redor do mundo – dois estão no Brasil. Os Escritórios das Agências Comerciais Holandesas atuam como elo entre a empresa holandesa e seus (possíveis) parceiros no exterior. Sua atividade principal é responder questões relacionadas ao comércio internacional, a busca contínua de parceiros comerciais, a promoção das empresas holandesas interessadas em expandir seus investimentos, e o desenvolvimento de produtos no país base onde a uma ACH’s se faz presente. As Agências oferecem informações, aconselhamento e assistência em situações nas quais o mercado proporciona poucas possibilidades para as empresas trilharem seu próprio caminho. Para isto organiza contatos com parceiros relevantes, agentes, distribuidores, usuários e instituições públicas pertinentes. Também desempenha um papel importante nas atividades promocionais voltadas às empresas, oferecidas pelas autoridades holandesas. O portfólio das atividades da Agência Comercial da Holanda de Porto Alegre, nestes 10 anos, resultou na visita de mais de 150 empresários brasileiros em nove missões com foco nos mais diversos setores e, que serviram para a busca de informações e tecnologia e que resultaram em novas parcerias. Também recebeu mais de 250 empresários em 11 missões de empresários holandeses interessados em negociar com o sul do País bem como 163 visitas individuais de empresas holandeses. A diversidade de interesses dos gaúchos e catarinenses vai da fruticultura, onde a Holanda também é especialista, até o setor de portos e hidrovias, com ênfase, por exemplo, nas hidrovias e águas, setores onde a experiência e a expertise holandesa têm reconhecimento mundial. O intercâmbio comercial também foi específico na área portuária onde a Holanda opera o maior porto da Europa e o segundo no mundo. Os resultados destes contatos renderam negócios contabilizados entre empresas privadas e também entre governos e empresas holandesas, como é o caso das hidrovias que vão permitir, ao Rio Grande do Sul, ampliar seu percentual de transporte na área fluvial, transportando as cargas até o porto de Rio Grande para baratear o custo e garantir competitividade aos produtos. No caso de Santa Catarina a expertise holandesa foi utilizada na área de saneamento e de portos. “O Escritório atua encontrando os interesses daqui para lá e de lá para cá”, explica Philippe Schulman, chefe da Agência . Além das missões empresariais a Agência também informa aos holandeses sobre mercados brasileiro, esclarece Luiz Bueno de Freitas Filho, representante adjunto, que atua no Escritório desde a sua fundação no Brasil. “Atendemos as consultas de interesse de negócios e facilitamos as parcerias através de uma ferramenta chamada market scan (levantamento completo do mercado em potencial do segmento consultado) e respondemos consultas rápidas sobre questões que os empresários aguardam respostas”, explica. Outra área forte de atuação da Agência, para mostrar o potencial de negócios da Holanda - o país que mais investe no Brasil - são as feiras setoriais. “Tudo que representa possibilidade de negócios, o Escritório se faz presente”, conclui Schulman, segundo informações da Froés Berlato Associadas.
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