Evento na Federasul mostra as principais tendências discutidas em megaevento do varejo mundial em Nova York


A crise financeira mundial, que começa a se refletir no setor do varejo, está acelerando uma mudança nos hábitos de compra do consumidor que deve permanecer mesmo após o período de turbulência. Essa foi a principal constatação do encontro Pós-NRF, que reuniu na Federasul os consultores Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino, da Gouvêa de Souza & MD, além das principais lideranças do varejo da Região Sul, e apresentou as principais tendências e discussões trazidas da convenção anual da National Retail Federation, maior entidade americana do varejo. De acordo com Alberto Serrentino, a ostentação e o luxo, valores que tiveram um boom nos anos 90 com o crescimento econômico americano, estão em baixa. "Os consumidores americanos estão incorporando valores como simplicidade, sustentabilidade, ética e consumo consciente aos seus hábitos de compra", apontou. Mesmo cadeias gigantes, como o Walmart, estão mudando seu posicionamento tanto na questão ambiental quanto social, disponibilizando produtos certificados dentro do conceito de "verde" e de "comércio justo", além de racionalizar o uso de recursos e matérias primas na fabricação, operação e manutenção, reduzindo a emissão de poluentes, entre outras medidas. "As questões ligadas ao meio ambiente impactam no perfil de compras do consumidor. Nos EUA, 70% das pessoas já compra produtos 'verdes', motivadas por essas iniciativas", observou (Federasul). Foto: Federasul.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário