Crépuscule des Océans – CanadáÚltima obra da trilogia do coreógrafo canadense Daniel Léveillé (Amor, acide, et noix; La pudeur des icebergs), esta montagem foi bastante elogiada por seus raros movimentos, baseados nos mecanismos mais simples do corpo humano, sem qualquer teatralidade, mas nem por isso mais fáceis de executar. O coreógrafo optou por corpos musculosos onde cada movimento pode ser percebido. Os bailarinos entram em cena nus ou com roupas de baixo e executam com maestria movimentos ora sutis, ora enérgicos. Tudo sob a trilha sonora das Sonatas Para Piano, de Beethoven, que dão o clima que a peça essencialmente lírica pede. Léveillé é um dos mais conceituados coreógrafos canadenses e sua marca é o vigor físico que imprime a seus bailarinos. A apresentação encantou o curador Luciano Alabarse, que a assistiu em Montreal e recomenda o espetáculo com entusiasmo. Diciembre - ChileDurante a noite de Natal de 2014, duas irmãs se reúnem para receber seu irmão, um soldado que tem apenas algumas horas para vê-las, pois está prestes a voltar para o combate contra o Perú, no norte do Chile. As irmãs discordam sobre a decisão do rapaz de voltar para a guerra. Enquanto uma pretende executar um plano para escondê-lo, a outra quer que ele cumpra as expectativas patrióticas de um país em guerra, nem que para isso tenha que denunciar os irmãos por traição à pátria. O soldado encontra-se extremamente inseguro de desertar, pois sua experiência no combate lhe afetou de forma que suas irmãs não conseguem compreender. Diciembre, segundo trabalho do grupo Teatro en el Blanco, é uma obra de ficção política que explora a realidade da guerra e seu poder transformador da consciência coletiva e da realidade atual do Chile. Seus integrantes são professores universitários e atores atuantes nas artes cênicas de Santiago do Chile. El ultimo fuego – UruguaiA dramaturgia contemporânea de Dea Loher está presente no Em Cena pela segunda vez, agora em El último fuego, espetáculo nunca encenado em nosso país, dirigido pelo uruguaio Fernando Alonso. No palco, uma visão contundente da realidade atual: a insegurança, o terrorismo, a violência, as drogas, um universo caótico espremido num espaço fechado, onde o povo está atônito e perdido, como nos grandes centros globalizados. A morte acidental de um menino de oito anos provocada pela polícia numa desastrada perseguição a terroristas é o ponto de partida do espetáculo, que reflete profundamente sobre ética, culpa e responsabilidade nas esferas individual e coletiva. Alonso dirigiu também Las Relaciones de Clara, outro texto da autora alemã, muito elogiado no Porto Alegre em Cena de 2008. Giacomina en VoyageBelíssimos bonecos estão nesta animação da companhia Is Mascareddas, da Sardenha, que homenageia a ópera Giacomina, de Eugênio Tavolana e Tosino Anfossi. Na trama a menina Giacomina, com seu grande guarda-chuva verde, sempre acompanhada pelo burro Berrabó, guia o espectador pelo mágico mundo das marionetes. Estranhos rebanhos, mulheres com galinhas e pintinhos e danças cheias de encanto e diversão fazem parte da magia de Giacomina, um encantador espetáculo de bonecos. Para crianças e adultos de todas as idades. In Paradisum – CanadáUm dos maiores nomes da coreografia no Canadá, James Kudelka, assina esta montagem, que traz ao palco bailarinos renomados naquele país. Emoções fortes, técnica brilhante, humor, sutilezas e olhares marotos estão neste espetáculo que mostra os bailarinos em duetos, exaltando o amor em engenhosas coreografias. Kudelka foi coreógrafo e diretor artístico do National Ballet of Canadá, entre 1996 e 2005. Tem em seu currículo participações fundamentais em grandes companhias como San Francisco Ballet e The American Ballet Theater. Um espetáculo de realização surpreendente que emocionará o público gaúcho. Kahlo viva la vida – Uruguai .A obra de Humberto Robles, Kahlo viva la vida, sucesso nos palcos uruguaios desde 2007, chega enfim a Porto Alegre. A intensa e apaixonada vida de Frida Kahlo, esposa do muralista mexicano Diego Rivera, é vivida por Adriana dos Reis sob a evolvente direção de Daniel Torres. Frida Kahlo (1907-1954) esteve durante trinta anos prostrada em função de um grave acidente, mas isso não minou sua ânsia de viver, de pintar, de celebrar a vida, de amar e fortalecer seu espírito. Sua trajetória artística e a vida recheada de amantes de ambos os sexos, de drogas e de paixão, está fielmente retratada no espetáculo, uma história de vida repleta de dor, amor, loucura, mas que exalta o talento e a criatividade desta grande artista que foi Frida Kahlo. Kiss Bill – Canadá. O Canadá marcará presença em grande estilo no 16º Em Cena, com três belas montagens e grupos representativos da cena contemporânea daquele país. Dança e teatro estão juntos nesta paródia ao filme Kill Bill, do cineasta americano Quentin Tarantino, em uma obra onde a condição do mundo nos dias atuais, desprovida de humanidade, transforma-se em amor e compaixão. Espiritualmente generosa e fisicamente exuberante, a montagem é assinada pela coreógrafa portuguesa radicada no Canadá Paula de Vasconcellos, que propõe um equilíbrio entre masculino e feminino e imprime sua marca combinando humor e romantismo. Com números de canto, dança e teatro e um humor implacável, a montagem remete diretamente à obra do cineasta homenageado pela coreografia. La Douleur – FrançaDepois de grandes produções, óperas e montagens coreográficas, e em meio às filmagens de seu último filme, o grande ator e diretor francês Patrice Chéreau volta ao teatro em estado puro, para deleite de seus fãs e admiradores. O texto escolhido é um dos mais perturbadores da literatura do pós-guerra, La Douleur, um pequeno volume em forma de diário, onde a escritora Marguerite Duras relata sua angústia enquanto espera o regresso de seu marido, deportado para um campo de concentração nazista em 1945. O sofrimento, mas também a lucidez dos textos, fascinou Chéreau e a sua atriz fetiche Dominique Blanc que decidiram montar o espetáculo com a colaboração do coreógrafo Thierry Thiéu Niang. O resultado teve sua estréia mundial em novembro de 2008 e é ansiosamente aguardado no Brasil, onde faz sua estréia no Porto Alegre em Cena. No Festival, Chéreau apresenta ainda Le Grand Inquisiteur. La madre impalpable – ArgentinaA mãe, como muitas que vemos diariamente em saídas de colégios, vai à escola de seu filho para queixar-se que ele sofre discriminação por ser gordo. Isto a leva a interferir numa reunião de pais, a abordar o professor de ginástica, a psicopedagoga e outros desafortunados que cruzam seu caminho, numa cruzada tanto patética quanto engraçada. A atriz Jorgelina Aruzzi foi elogiada pela criação de sua “madre impalpable” na comédia dramática que traça um perfil da classe média argentina (e, porque não dizer, de tantos outros países?), que insiste em dar aos professores a tarefa de educar seus filhos e colocar-lhes os limites. Os filhos, por sua vez, tentam sobreviver às trapalhadas de suas mães e de seus professores, todos tão perdidos quanto eles próprios. Le Grand Inquisiteur Os irmãos Karamazov, romance essencial na literatura ocidental escrito pelo russo Féodor Dostoievski ganha um destaque bastante especial nesta 16ª edição do festival. Uma das figuras mais importantes do teatro e do cinema francês, Patrice Chéreau, faz uma leitura dramática de A lenda do Inquisidor, capítulo retirado desta obra e que relata a volta de Jesus Cristo à Sevilha do século XVI. Em sua chegada, Jesus é aclamado por uma multidão em delírio e, neste exato momento, o Inquisidor, que por ali passava, fica ressentido e manda prendê-lo. À noite, vai visitá-lo em sua cela e o repreende por sua volta, que perturba a Igreja. Este mesmo texto foi encenado na edição de 2007 pelo célebre ator inglês Bruce Myers, dirigido por Peter Brook, emocionando a platéia que o assistiu.Diretor, comediante, cineasta, Patrice Chérau é uma das maiores personalidades das artes na França e no mundo. Dirigiu muitos espetáculos e filmes, entre eles A Rainha Margot, Os que me amam tomarão o Trem, Intimidade, Seu Irmão e, ultimamente, Gabrielle. Realmente imperdível! Foto do espetáculo Giacomina. Foto: Divulgação
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