“Detectamos que, mesmo estando na principal região produtora de vinhos do país, há um grande desconhecimento dos nossos produtos por parte dos profissionais que atuam em hotéis, bares e restaurantes da Serra Gaúcha”, revela o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante. Para melhorar esta situação, o Ibravin contratou um sommelier que dará cursos e orientações aos estabelecimentos comerciais ligados ao SHRBS, incentivando o consumo de vinhos elaborados aqui. A estratégia consiste em oferecer formação qualificada sobre os vinhos brasileiros ao maior número de profissionais possível.
“A parceria ajudará os profissionais da região a trabalharem melhor a venda dos produtos feitos pelas nossas vinícolas, incrementando os negócios e a imagem da região”, ressalta o presidente do SHRBS João Antônio Leidens.
Senac-SP
A qualificação dos profissionais treinados para ajudar os clientes a escolherem seus vinhos não ficará restrita à região. A união entre o Ibravin e o SHRBS foi reforçada pela renovação, igualmente realizada hoje (16), de um acordo de cooperação do Instituto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo. Pelo acordo entre as Instituições, os alunos do Curso de Sommelier do Senac São Paulo são convidados pelo Ibravin para virem à Serra Gaúcha, contando com descontos especiais na hospedagem e alimentação oferecidos pelo SHRBS. “Pretendemos trazer este ano mais de 100 sommeliers para a principal região produtora de vinhos do país”, calcula Fante. “Estes profissionais se tornarão multiplicadores das questões culturais e turísticas da região pelo Brasil afora”, destaca.
A cooperação também inclui a participação em feiras, exposições e eventos, como a Expovinis, onde foram realizados cursos de degustação este ano. “Dessa forma conseguiremos levar profissionais cada vez mais capacitados ao ponto de venda”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Ele lembra que, no Senac-SP, é pré-requisito obrigatório para formação dos sommeliers uma visita às vinícolas da Serra Gaúcha.
“O Senac tem um histórico de valorização dos vinhos brasileiros, que encontrou reforço com a colaboração técnica do Ibravin para a melhoria do nosso conteúdo acadêmico”, comenta a coordenadora dos cursos de bebidas do Senac São Paulo, Juliana Trombeta Reis. “O acordo com o Ibravin oportuniza aos alunos do Senac o acesso ao mundo do vinho e a aproximação com o mercado de trabalho”, complementa. Futuramente, o Ibravin pretende estender o projeto a outras unidades do Senac.
0 comentários:
Postar um comentário