Prefeitura avança em melhorias de calçadas no Centro Histórico

 

Um dos pontos de maior circulação do Centro de Porto Alegre passa por obras de revitalização feitas pela Prefeitura e parceiros. O Largo Glênio Peres, que será o local da Fan Fest da Copa do Mundo (com shows e jogos transmitidos em telões), está recebendo uma série de melhorias. As intervenções no Largo começaram com a troca do piso através de parceria com a Coca-Cola e ações como a construção de quiosques, bicicletário, decks com cobertura, iluminação, flores na Praça XV e câmeras de monitoramento. O piso de basalto, que sofre com o excesso de carga, está sendo substituído por blocos de concreto, o que tornará o local mais resistente. Outra novidade é que estão sendo colocados reservatórios de água para o funcionamento de 14 pontos de jatos d’água, que compõem o novo projeto paisagístico do Largo. (fotos)   

Além desse local de grande circulação, já foram revitalizadas as calçadas do Paço Municipal e da Praça XV. Estão em obras outros pontos importantes no Centro Histórico, como na Praça da Alfândega, Praça Otávio Rocha e Praça Daltro Filho.

A Prefeitura e parceiros estão dando andamento a projetos de revitalização das calçadas na Andrade Neves, José Montaury, Viaduto Otávio Rocha e calçadão na Rua da Praia. Nesse caso, a proposta é trocar todo o pavimento e a infraestrutura das redes subterrâneas sob as calçadas, envolvendo órgãos públicos, empresas de telefonia, entre outras.

Segundo a coordenadora do Projeto Minha Calçada, Ana Pellini, a manutenção dos passeios é um trabalho permanente, especialmente em áreas de grande circulação, como o Centro Histórico. O projeto segue sendo executado em áreas onde há mais de 7,5 mil imóveis, muitos com problemas que já estão sendo corrigidos por proprietários. 

No dia 29 de maio, venceu o prazo de alerta para que moradores do bairro Floresta fizessem reparos nas calçadas entre a Rodoviária e a Câncio Gomes, onde cerca de 80% das calçadas precisam de reparos. Os moradores que ainda não tomaram providências estão sendo notificados. Além das obras que estão sendo feitas em áreas de responsabilidade dos proprietários, a Prefeitura deve investir cerca de R$ 10 milhões para corrigir problemas em passeios próprios.

Outras melhorias na região - Nos últimos anos, dentro do projeto Viva o Centro, foram recuperados prédios históricos e estão sendo restauradas praças como Alfândega e Otávio Rocha. O Centro Popular de Compras equacionou um problema crônico, e a ampliação do Chalé e a recuperação da Praça XV atraíram mais pessoas para o Centro. Ainda neste ano, devem ser entregues as obras da Igreja das Dores e da Pinacoteca Municipal, através do Projeto Monumenta. O estudo de viabilidade do Bonde Histórico também foi licitado, e a Prefeitura avalia a implantação de garagens subterrâneas. Além disso, projetos de mobilidade do Metrô e BRTs irão reduzir muito a circulação de ônibus no centro e os projetos do Cais Mauá e da Orla colocarão a região num patamar de qualidade urbana invejável. O Viva o Centro tem o objetivo é envolver município e sociedade civil, definindo as linhas de atuação e buscando formas de implementação das ações de revitalização. 

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário