Desde
a sua inauguração em março de 2008, o Procon Porto Alegre registrou
95.820 atendimentos realizados junto aos moradores da Capital. Em 2012,
contabilizou 19.470 atendimentos a consumidores, sendo 10.765 realizados
de forma presencial, 8.897 realizados através do Atendimento Eletrônico
e 209 atendimentos através de e-mail. Em comparação com 2010, houve um
aumento nos atendimentos prestados na ordem de 7,2%.
Neste
ano, o setor onde foi registrado o maior número de reclamações foi o de
produtos, que reuniu 3.943 queixas, ou seja, 33,49% do total de
atendimentos. É importante ressaltar que o segmento produtos é sempre o
que computa o maior número de queixas, pois nele estão envolvidas
centenas de empresas e milhares de mercadorias.
Na
segunda colocação, com 2.914 atendimentos que representam 24,75% do
total, aparece a área de Assuntos Financeiros. Integram a maioria das
reclamações financeiras as cobranças indevidas relacionadas a cartão de
crédito. Chama a atenção que, ao contrário do setor de Produtos, neste
último estão envolvidas poucas empresas, que reúnem um número muito
expressivo de usuários e, portanto, um grande número de reclamações.
Em
terceiro lugar, a área de Serviços Privados, que inclui empresas de TV
por assinatura e provedores de Internet, registrou 2.479 atendimentos,
21,06% do total. O setor de TV por Assinatura recebeu o maior número de
queixas.
E
em quarto lugar aparece o segmento Serviços Essenciais com 2.133
queixas, que representam 18,12% do total de reclamações. O setor de
telefonia celular lidera as queixas da área que reúne também serviços de
telefonia fixa e energia elétrica. Os 2,57% de atendimentos restantes
representam os setores de alimentos, habitação e saúde.
Empresas mais reclamadas em 2012:
Segue abaixo o ranking das empresas que mais foram alvo de queixas dos consumidores da Capital:
1. Claro: 1197
2. Oi: 909
3. Sky: 752
4. Net: 389
5. Tim: 265
6. Vivo: 220
7. Itaú Card: 204
8. Magazine Luiza S.A.: 175
9. GVT: 174
10. Carrefour: 172
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