Procon Porto Alegre teve mais de 19 mil atendimentos em 2012


Desde a sua inauguração em março de 2008, o Procon Porto Alegre registrou 95.820 atendimentos realizados junto aos moradores da Capital. Em 2012, contabilizou 19.470 atendimentos a consumidores, sendo 10.765 realizados de forma presencial, 8.897 realizados através do Atendimento Eletrônico e 209 atendimentos através de e-mail. Em comparação com 2010, houve um aumento nos atendimentos prestados na ordem de 7,2%. 

Neste ano, o setor onde foi registrado o maior número de reclamações foi o de produtos, que reuniu 3.943 queixas, ou seja, 33,49% do total de atendimentos. É importante ressaltar que o segmento produtos é sempre o que computa o maior número de queixas, pois nele estão envolvidas centenas de empresas e milhares de mercadorias.

Na segunda colocação, com 2.914 atendimentos que representam 24,75% do total, aparece a área de Assuntos Financeiros. Integram a maioria das reclamações financeiras as cobranças indevidas relacionadas a cartão de crédito. Chama a atenção que, ao contrário do setor de Produtos, neste último estão envolvidas poucas empresas, que reúnem um número muito expressivo de usuários e, portanto, um grande número de reclamações.

Em terceiro lugar, a área de Serviços Privados, que inclui empresas de TV por assinatura e provedores de Internet, registrou 2.479 atendimentos, 21,06% do total. O setor de TV por Assinatura recebeu o maior número de queixas.

E em quarto lugar aparece o segmento Serviços Essenciais com 2.133 queixas, que representam 18,12% do total de reclamações. O setor de telefonia celular lidera as queixas da área que reúne também serviços de telefonia fixa e energia elétrica. Os 2,57% de atendimentos restantes representam os setores de alimentos, habitação e saúde.

Empresas mais reclamadas em 2012:
Segue abaixo o ranking das empresas que mais foram alvo de queixas dos consumidores da Capital:
1. Claro: 1197
2. Oi: 909
3. Sky: 752
4. Net: 389
5. Tim: 265
6. Vivo: 220
7. Itaú Card: 204
8. Magazine Luiza S.A.: 175
9. GVT: 174
10. Carrefour: 172
 
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário