Alternativas de transporte e acesso após modernização do Parque Assis Brasil são debatidas em

Os reflexos dos investimentos que serão feitos na modernização e ampliação do Parque de Exposições Assis Brasil, com a realização de um maior número de atividades no calendário de eventos e com a instalação de novos serviços, foram debatidos na tarde desta segunda-feira (25) na sede da Trensurb. A intervenção projetada pelo Governo do Estado para o local tende a atrair um maior volume de visitantes, o que implica na necessidade de remodelação e multiplicação dos meios de acesso ao parque.

O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, apresentou ao secretário executivo do Ministério das Cidades, Alexandre Cordeiro Macedo, ao presidente da Trensurb, Humberto Casper, e ao prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o projeto elaborado pela M. Stortti Business Consulting Group. A proposta é concentrar investimentos públicos e privados que transformem o Assis Brasil num "centro de excelência do agronegócio", concentrando eventos e empreendimentos do ramo, além de prepará-lo para receber atividades durante o ano inteiro.

Fioreze explicou que o projeto, por sua natureza, impõe, por exemplo, o reordenamento do fluxo, já que são criados novos núcleos temáticos como o do agronegócio, mecanização agrícola e cavalo, além de prever a instalação dos polos educacional e tecnológico, hotel e, possivelmente, o Centro Estadual de Eventos. "Tudo isso nos leva a pensar na necessidade de integração dos intermodais de transporte e na expansão e integração da cidade de Esteio no entorno do Parque", esclareceu o secretário-adjunto.

As entidades presentes definiram que estas questões serão tratadas de forma integrada, a partir de convênio entre Secretaria da Agricultura, Prefeitura de Esteio, Ministério das Cidades e Trensurb. O grupo trabalhará em torno de questões como a elaboração de estudo específico sobre a Estação de Esteio da Trensurb e a sua conexão com o Parque Assis Brasil, adaptação da estação para uma estação multimodal, que melhoraria a mobilidade de quem acessa o parque por meio da Trensurb, estudo sobre a viabilidade de um aeromóvel ligando o parque à Estação próxima, contemplando a área de expansão urbana de Esteio, a via férrea, a Rodovia do Parque e a hidrovia Sinos-Guaíba.

O secretário Alexandre Macedo elogiou o projeto e afirmou que, para colocá-lo em prática - ou até mesmo ampliar seu escopo - no que diz respeito à ligação da estação do metrô ao parque e entorno é necessário que se faça uma previsão de evolução de demanda com bases sólidas, levando em consideração que a proposta também causará interferências em outras cidades da Região Metropolitana.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, reafirmou a disponibilidade da empresa para trabalhar em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana e o Governo do Estado, destacando que se faz necessária a busca por soluções integradas.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador de infraestrutura do Parque Assis Brasil, Márcio Müller; representantes de entidades ligadas ao agronegócio, o superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Aldir Seifred, o consultor especial da Presidência, Edson dos Santos e o assessor da Presidência, Rubens Pazin.

Investimento de R$ 1 milhão
Na reunião, foi anunciado que na próxima quarta-feira (27), a Trensurb inicia serviços de revitalização e manutenção na Estação Esteio. A obra, de R$ 1 milhão, vai promover substituição total da cobertura do prédio, a recuperação estrutural de pilares e a pintura. O prazo contratual para conclusão das obras é de 180 dias, a tempo da próxima edição da Expointer, segundo informações do governo estadual.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário