Viúva, porém honesta, de Nelson Rodrigues, foi melhor espetáculo de 2012
Porto Alegre em Cena sem texto de Nelson Rodrigues não é Porto Alegre em Cena. Mantendo a tradição do festival, chega ao palco do Teatro Bruno Kiefer, nesta quarta-feira, às 19h30, o espetáculo Viúva, porém honesta, baseado na peça do dramaturgo, falecido em 1980. A montagem vem embalada por conquistas no Prêmio Apacepe nas categorias melhor diretor, melhor ator (Erivaldo Oliveira) e melhor espetáculo do ano de 2012. A trama se desenrola a partir da morte prematura do marido da filha do diretor de um dos mais influentes jornais do país, atropelado por uma carrocinha de picolé. A partir deste fato, ele tenta convencer a menina, de apenas quinze anos, a retomar sua vida e casar novamente, mas a tarefa não é fácil. Ele contrata então uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista, todos charlatães, para dissuadi-la da ideia de viver sozinha e incentivá-la a um novo casamento. O grupo aposta no despojamento da cena e na precariedade dos elementos, o que impulsiona os atores ao jogo teatral. Todos os personagens são revezados pelos cinco atores que executam a montagem dirigida por Pedro Vilela.
A programação do dia 18 também contempla a obra de Fernando Pessoa na peça Coração Randevú, na Sala Álvaro Moreyra, às 18h. Incluindo textos criados em sala de ensaio, a obra de um dos maiores poetas de todos os tempos nos leva a uma jornada pela memória e pela arte em um rendez-vous que reúne corpo e palavra, poesia e ação, reflexão e experiência sensível. A trilha sonora combina músicas de Billie Holiday e marchinhas de carnaval. A montagem, que conta com o Zé Adão Barbosa cantando ao vivo, propõe uma relação de proximidade com o público, investindo na possibilidade do teatro como espaço de encontro.
O grupo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, que celebra 35 anos, também apresenta nesta quarta-feira, às 19h30, na Terreira da Tribo, a peça Medeia Vozes. A criação coletiva da Tribo de Atuadores é inspirada livremente no romance homônimo de uma das mais notáveis escritoras alemãs, Christa Wolf. A abordagem do mito em Medeia Vozes é original e inovadora pelo fato de Medeia não cometer nenhum dos crimes de que Eurípides a acusa.
Textos criados na Grécia antiga estão presentes na peça Peep Classic Ésquilo - Oresteia I e II, nesta quarta-feira, no teatro Renascença. Eleita a melhor estreia nacional de 2012, o espetáculo possibilita ao público uma experiência rara e de imenso alcance artístico e filosófico, através de uma estética imprevisível que dialoga com obras de arte atemporais e que desencadeia diversas reações nos espectadores. Pela primeira vez uma companhia encena todas as peças do mais antigo autor de teatro: Ésquilo.
DANÇA - ‘Las Cuatro Esquinas’, volta ao teatro do Sesc nesta quarta-feira, 18, às 19h. A montagem é resultado de mais de dez anos de trabalho da Cia Del Puerto. O corpo de baile composto por três bailarinas e um bailarino destaca performances de grupo que contemplam, além da dança flamenca em si, o uso dos elementos de baile, como os mantóns, as batas de cola, os abanicos e as castanholas, sempre acompanhados do virtuosismo da guitarra flamenca. Além disso, a montagem porto-alegrense conta com uma banda formada por mais sete músicos, que executam ao vivo a trilha composta especialmente para o espetáculo. Com cenário moderno, que remete ao movimento e ao desacelerar das ruas de uma cidade, as performances buscam trazer a essência da arte flamenca.
No teatro de Câmara Túlio Piva, a peça Dez mil Seres se apresenta, dia 18, às 22h. O espetáculo da Ilha da Madeira dirigido por Henrique Amoedo aborda a dança inclusiva com poesia e sensibilidade. Reafirma a força deste trabalho que ultrapassa o universo da educação especial, das terapias ou reabilitação e conquista o respeito no cenário artístico internacional. Há 12 anos o grupo Dançando com a Diferença trabalha com a dança inclusiva e cria belos espetáculos unindo pessoas com e sem deficiência em seus elencos. Dez Mil Seres foi criado pela renomada coreógrafa portuguesa Clara Andermatt, e é um espetáculo onde se busca a percepção dos pormenores, do espaço, e do tempo: o despertar dos sentidos, a descoberta de novos sentidos e o questionamento daquilo que aparente não tem sentido. Foto: Divulgação PMPA
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