Governador sanciona Sistema de Cultura, que prevê gestão compartilhada entre Estado e município

O governador Tarso Genro sancionou a lei que cria o Sistema Estadual de Cultura, na manhã desta segunda-feira (30), um mecanismo de gestão cultural compartilhada entre Estado e sociedade. O projeto vai garantir 10 anos de políticas públicas continuadas para a cultura do Rio Grande do Sul.

O ato, que ocorreu no gabinete do chefe do Executivo, contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, da coordenadora da Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, da presidente da comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, deputada Ana Affonso, do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Alves e diretores da Sedac.

Para o governador, este é um importante passo. "É uma lei que se integra às regras federativas da cultura e integra os municípios ao Estado e à União. Agora damos inicio ao processo de criar ações concretas que valorizem este sistema", afirmou Tarso Genro.

Resultado de um longo processo de participação, Assis Brasil ressaltou a importância da lei, que atende a uma reivindicação da comunidade cultural. "É mais um cumprimento das propostas do Plano de Governo. Com esta lei vamos sistematizar todas as ações da cultura do Estado, e estamos aptos a participar do Sistema Nacional de Cultura", completou.

"O principal programa do MinC é a constituição do Sistema Nacional da Cultura que estabelece institucionalmente os Sistemas Estaduais com o sentido de fortalecer a cultura nacionalmente", informou a coordenadora do ministério, Margarete Moares.

O Sistema Como elementos-chave do Sistema Estadual de Cultura constam o fortalecimento de conselhos estaduais, fundos de cultura e formas de participação dos produtores culturais, e a comunidade em geral, englobando todos os componentes inseridos na elaboração e execução de políticas do setor; formação, criação, produção, distribuição, consumo, conservação e fomento.

O secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, reforça que o sistema é um conjunto de instrumentos para ajudar a desenvolver a cultura, do ponto de vista do financiamento e do planejamento. "Desta forma, é possível pensar a cultura do Estado a médio e longo prazo", complementou.

4ª Conferência Estadual de Cultura O Sistema Estadual de Cultura será apresentado na 4ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada nesta segunda ( 30), 1º e 2 de outubro de 2013, na cidade de Lajeado e que tem como tema geral "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura". O encontro também é a preparatória para a Conferência Nacional de Cultura que será realizada de 26 a 29 de novembro de 2013, em Brasília.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário