Encerrada agenda da missão governametal gaúcha ao Japão

O Polo Espacial do Rio Grande do Sul encerrou a agenda da missão do governo estadual que esteve no Japão, cumprindo roteiro voltado à consolidação de parcerias já existentes e atração de novos investimentos. Em visita à Next Generation Space Research Association (Nestra), associação que reúne pequenas e médias empresas desenvolvedoras de microssatélites, a comitiva gaúcha iniciou conversações para um futuro memorando de entendimento.

A ação é voltada à especialização de engenheiros e ao desenvolvimento de pesquisa conjunta entre universidades do Rio Grande do Sul e do Japão, uma vez que a Nestra mantém sinergia com o mundo acadêmico. Com quatro projetos em desenvolvimento, a associação colocará seu primeiro microssatélite em órbita no ano que vem.

A participação japonesa no Polo Espacial também foi tratada com a divisão da Mitsubishi dedicada a satélites. A empresa tem interesse estratégico neste setor no Brasil, já tendo participado de concorrência no país.
O conglomerado Mitsubishi foi alvo de três agendas, com a identificação de potenciais investimentos nas áreas de elevadores - na qual ela passou a atuar no mercado brasileiro a partir da aquisição da LGTech, de Guaíba - e naval.

Empresas que já investem no Rio Grande do Sul, como Mitsui, Toyo, Takeda e Fujikura também foram visitadas, com possibilidade de expansão de projetos no Estado, a serem tratadas na Sala do Investidor. O roteiro inclui, ainda, visitas à Keidaren, à confederação industrial japonesa, à Japan External Trade Organization (Jetro), agência japonesa de fomento ao comércio exterior, e à Câmara de Comércio Brasileira no Japão.

A missão, integrada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Secretaria da Fazenda, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e Badesul, cumpriu agenda no país oriental entre os dias 24 e 30 de setembro.

Cingapura
O presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, cumpre uma etapa de viagem em Cingapura, onde se reúne com cinco empresas dos setores de plástico e agronegócio até esta terça-feira (1º). Nas agendas, realizadas em parceria com a International Enterprise (IE) Singapore, De Pellegrin buscará oportunidades de transferência de tecnologia ou parcerias entre empresas gaúchas e de Cingapura, segundo informações do governo estadual.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário