Anuga é vitrine para empresas gaúchas no mercado mundial



Reforçar parcerias e conquistar clientes internacionais é a expectativa de cinco empresas gaúchas na Feira Anuga 2013. Principal vitrine das novidades e tendências do setor de alimentos e bebidas do mundo, a mostra acontece na cidade alemã de Colônia, entre os dias 5 e 9 de outubro de 2013. A participação das empresas é subsidiada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Realizada a cada dois, a mostra reuniu mais de 6,5 mil expositores e 155 mil visitantes na edição 2011.
Para prospectar negócios e atender às necessidades de clientes, as gaúchas têm como estratégia oferecer um portfólio ou criar produtos que se adaptem ao mercado de interesse. É o caso da Oderich, de São Sebastião do Caí, que passou a produzir a tushonka, um enlatado com diferentes tipos de carnes consumido no Leste Europeu. A intenção é aumentar o volume de vendas e competir com os produtores russos, maiores fornecedores do alimento.
Além disso, a Anuga serve para a marca de conservas firmar vínculo com compradores de outros países, no caso clientes do continente africano, do Uruguai, da Argentina e países do Oriente Médio, como o Iraque. “Sempre fechamos novos negócios. A cada feira o volume de exportações aumenta em 5%”, informou o gerente de comércio exterior Paulo Kayser de Souza.
Estreante na mostra, a Brasilbev, de Porto Alegre, aposta em um produto diferenciado. É o Organique Energy Drink, o primeiro energético orgânico do Brasil, lançado em 2009. A empresa já exporta para a China, Canadá e Estados Unidos e pretende expandir para o mercado europeu, asiático e oriente médio. O mercado de orgânicos é muito mais desenvolvido em países como Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Holanda, destaca o empresário João Paulo Sattamini. “São mercados consolidados, com uma população de alto poder aquisitivo e extremamente exigentes com a qualidade de produtos. Além da consciência que este segmento ajuda a desenvolver pequenos agricultores e a agricultura familiar”, afirma Sattamini.

Empresas apoiadas:
- H.Weber Haus Ltda, de Ivoti
Produtos: Cachaças, licores e caipirinhas
- Brasil Beverages Indústria e Comércio Ltda, de Porto Alegre
Produtos: Energético orgânico, chá mate orgânico sabor limão e pêssego
- Conservas Oderich S/A, de São Sebastião do Caí
Produtos: Carnes enlatadas, patês, ervilhas, frutas em conservas, cat chup, molhos e temperos
- Cooperativa Vinícola Aurora Ltda, Bento Gonçalves
Produtos: Vinhos, espumantes, coolers, destilados e sucos
- Servida Alimentos Ltda, de Veranópolis
Produtos: produtos prontos, service food, panificação e sanduíches
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário