Iniciou ontem mais uma edição do Congresso Brasileiro de Concreto, que em 2013 ocorre em Gramado, na Serra gaúcha. A solenidade de abertura contou com a presença de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre autoridades, profissionais da área e estudantes. Além da parte técnica, o congresso apresenta a 9ª Feira Brasileira das Construções em Concreto (Feibracon), que está anexada ao evento. A programação segue até sexta-feira (1º).
Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), o encontro aborda novamente as principais tendências em análise e projeto estrutural, material e produtos construtivos, métodos e sistemas construtivos, além da sustentabilidade na cadeia produtiva nacional e internacional do concreto. O presidente do Ibracon, Túlio Nogueira Bittencourt, elogiou a cidade e os envolvidos na realização do evento: “Para o Ibracon, é uma verdadeira honra poder organizar esta promoção que é tão importante para o setor. Já são 42 anos que existe o instituto, e junto com ele, nasceu a oportunidade de defendermos e estudarmos este material tão importante para o mundo”, ressaltou Bittencourt.
Nesta edição, estão previstas as apresentações de 466 trabalhos técnico-científicos, distribuídos em sessões plenárias e pôsteres, seis conferências plenárias, com especialistas nacionais e estrangeiros que trarão as recentes pesquisas em curso na área estrutural e de materiais. Os participantes também poderão apreciar uma mesa-redonda sobre a vida útil do concreto e um simpósio sobre a infraestrutura metroviária, ferroviária e rodoviária, com palestras nacionais e internacionais.
O diretor Regional do Ibracon do Rio Grande do Sul, Bernardo Fonseca Tutikian, lembrou da importância do evento voltar a ocorrer no Estado gaúcho: “É com muito orgulho que estamos sediando o encontro. Quando nos candidatamos, há dois anos, sabíamos que tínhamos um árduo trabalho pela frente, pois era necessário manter o alto nível alcançado nos congressos anteriores, e acredito que esta edição não ficará atrás neste quesito”, comemorou Tutikian.
Para completar as atividades da 55ª edição, o Ibracon ainda oferece um seminário das grandes construções, onde serão abordados os projetos e a execução de grandes obras de engenharia em construção pelo País. Já para os estudantes, serão feitos quatro concursos técnico estudantis e três cursos de atualização profissional.
0 comentários:
Postar um comentário