Tarso destaca visibilidade mundial do RS durante coletiva da missão à China

Com a expectativa de uma missão internacional produtiva para a política externa e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a comitiva gaúcha liderada pelo governador embarca para a China nesta quinta (28) à tarde. Pela manhã, Tarso Genro e outros integrantes do grupo detalharam a agenda da viagem em entrevista coletiva no Palácio Piratini.

"O RS vive um momento muito favorável no setor agropecuário, com um crescimento tecnológico em destaque no cenário nacional. Achamos que essa interlocução será muito produtiva, e estamos muitos satisfeitos com o interesse dos chineses em nossa presença. Vamos trabalhar intensamente numa relação direta, nos marcos da política externa do governo brasileiro", afirmou o governador.

No encontro, foi apresentado um panorama geral das atividades que serão realizadas em Pequim, Xangai e Wuhan, capital de Hubei, província irmã do Rio Grande do Sul desde 2001. Os eixos prioritários envolvem infraestrutura; atração de investimentos e promoção das exportações; intercâmbio na ciência e tecnologia; parceria estratégica com Hubei.

Segundo o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Tarson Nuñez, o país asiático está muito interessado na América Latina. "A China é o maior parceiro comercial do Estado, sendo o destino de 20% de nossas exportações. Em Hubei, vamos avançar na parceria estratégica com metas definidas e objetivos claros, para que a região seja nossa porta de entrada no mercado do Extremo Oriente", disse.

O presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan de Pellegrin, lembrou que a montadora chinesa Foton já anunciou instalação em Guaíba e emitiu convite oficial para uma reunião com o governador. "Vamos dar continuidade às agendas no setor de energias renováveis, e também nas indústrias carboquímica e automotiva. O estande do RS na Coifair, um dos maiores eventos empresariais da China, será uma grande oportunidade de atração de empresas e de promoção do Estado".

"Esta é uma tentativa muito positiva de aproximação entre os parques tecnológicos chineses e gaúchos", afirmou o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov. "Teremos uma agenda muito ampla e com ações pontuais, que prevê rodadas de negócios, transferência de tecnologia, e atenção especial à indústria criativa. Acredito que teremos grande sucesso neste setor, com a possibilidade de realização de seminários binacionais".

O embarque para a viagem oficial ocorre na tarde desta quinta, com retorno em 9 de dezembro. Confira a programação aqui , segundo informações do governo estadual.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário