Secretaria da Agricultura participa da missão governamental à China

Com a finalidade de estreitar relações comerciais e aprofundar possibilidades de intercâmbio, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio integra a missão liderada pelo governador Tarso Genro à China. O secretário adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, participará da missão política e empresarial, a partir desta quinta-feira (28) até 9 de dezembro.
De acordo com Fioreze, a China é o principal parceiro agrícola do Brasil e do Rio Grande do Sul. "Temos que qualificar essa relação comercial, no sentido de agregar mais valor aos produtos exportados, que hoje basicamente são a soja em grão, farelo de soja e subprodutos de suínos e aves."
A ideia, segundo o secretário, é trabalhar e explorar os produtos de maior valor agregado, como, por exemplo, sucos de uva, vinhos, espumantes, leite em pó e alimentos "premium", que são de alto valor agregado e correspondem a uma política do Governo do Estado de valorização desses alimentos.
"Temos grande interesse em estreitar iniciativas de cooperação tecnológica, já que a China tem uma agricultura milenar, possui alta produção científica nas ciências agrárias, e certamente temos muito a aprender no campo da sustentabilidade. E na área de inovação tecnológica nos interessa muito conhecer os modelos de integração entre as universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo", destacou Fioreze.
Hoje, a China é a segunda maior economia do mundo e, em constante crescimento, é o principal parceiro comercial do Estado, além de passar por um momento de expansão do mercado interno, o que abre grandes oportunidades para empresas gaúchas. No cenário Agrícola, a soja tem um importante destaque, já que é o principal produto exportado para a China.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário