Fantaspoa divulga a programação de sua 10a. edição

 
Completa uma década, o festival mais fantástico da cidade – Fantaspoa ­ –, abre as portas da programação horripilante de 2014. Esse ano o festival acontece entre os dias 9 e 25 de maio nas salas CineBancários – Sindicato dos Bancários; Cine Santander Cultural – Santander Cultural; e Paulo Amorim e Eduardo Hirtz – Casa de Cultura Mario Quintana. Único festival de cinema em Porto Alegre a ter dez edições anuais consecutivas, o Fantaspoa exibirá mais de 150 obras (52 curtas e 102 longas-metragens) de mais de 40 países. E ainda 15 longas-metragens estarão em première brasileira, 50 em première latino-americana, e dois terão suas primeiras exibições no mundo durante evento. Os filmes estarão agrupados em sete diferentes mostras: Competitiva de Curtas-Metragens; Exibições Especiais; Homenageados; Apocalipse Zumbi; Panorama; Competitiva Ibero-Americana; e Competitiva Internacional.

Como já é tradicional no Fantaspoa, serão realizadas 37 sessões comentadas, com a presença de mais de 50 convidados de todo o mundo. Além de 177 sessões de exibição, o festival promoverá um concerto com o músico britânico Simon Boswell; exibição do filme “A Morte Cansada”, de Fritz Lang, musicada ao vivo pelo argentino Germán Suane; festa de encerramento com shows das bandas Alohatomic (SP) e PhantomPowers (RS); exposição de obras do artista plástico James Sizemore; e cinco cursos de cinema. Destes, à exceção do curso Apocalipse Zumbi – sobre o personagem zumbi e ministrado pelo especialista Carlos Primati –, os cursos demais serão práticos e ministrados por profissionais estrangeiros: MakeYourOwnGodDamnMovie, por Lloyd Kaufman; Redação de Roteiros, por Richard Stanley; Criação de Trilha Sonora, por Germán Suane e Curso de Maquiagem e Efeitos Especiais, por James Sizemore.

Na abertura do festival, será celebrado o aniversário de 30 anos de lançamento do clássico “O Vingador Tóxico”, que projetou a Troma, de Lloyd Kaufman e Michael Herz, como uma das mais importantes e cultuadas produtoras independentes de cinema do mundo. A exibição da obra terá a presença do diretor, produtor e roteirista Lloyd Kaufman, um dos homenageados do evento, que conversará com o público após a sessão.

Já no encerramento do X Fantaspoa, será exibido em première mundial o filme “Jorge e Alberto Contra os Demônios Neoliberais”, dirigido pelos argentinos Hernán e Gonzalo Quintana, com produção assinada pela argentina El Desquicio Produccion e pela Fantaspoa Produções, empresa dos também idealizadores do festival, João Fleck e Nicolas Tonsho. A obra marca uma nova fase da Fantaspoa Produções, que passa a atuar também em produções filmes. E os ingressos para as sessões do X Fantaspoa custarão seis reais.

O X Fantaspoa é uma apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras.


Mostra Competitiva de Curtas-Metragens

Composta por 14 curtas-metragens brasileiros e 38 internacionais, a mostra está subdivida em animações e live-action. Dos curtas-metragens nacionais, será exibido em première mundial “O Segredo da Família Urso”, dirigido pela catarinense Cintia Domit Bittar, reconhecida pelo filme anterior, “O Tempo que Leva”, selecionado em festivais importantes, como o Festival do Rio e o Festival de Cartagena. Também, será exibido “AM/FM”, de Carlos Gananian, que conta a história de uma garota que encontra um senhor que lhe conta histórias aparentemente fantásticas que envolvem extraterrestres e experimentos bizarros; “The Flying Man”, que ganhou grande destaque na mídia após chamar a atenção da Marvel Comics, que estuda transformá-lo em um longa-metragem; “Faroeste, um autêntico Western”, animação premiada de Wesley Rodrigues, um dos grandes talentos brasileiros da atualidade, entre outros. Os representantes gaúchos são “O Matador de Bagé”, de Filipe Lesbick; “A Princesa”, de Taisa Ennes Marques e Rafael Duarte; e “Aos Sonhos que me restam - 3. Bess”, de Gustavo Spolidoro.

Na seção internacional, mais de 20 países estão sendo representados. Três animações da Ecolesupérieuredesmétiersartistiques - prestigiada escola de animação francesa - estão presentes na mostra. Além desses, as animações “La Casa Triste”, da mexicana Sofia Carrilo; “Boles”, da eslovena Spela Cadez; e “Chinti”, da russa Natalia Mirzoyan, são alguns dos títulos programados e que fizeram parte das seleções de grandes festivais do mundo.  Os destaques em live-action são “Baskin”, de CanEvrenol, que participou do FantasticFest e do Festival de Sitges; “Mistério”, de Chema García Ibarra, que foi destaque no festival Tribeca e no Berlinale; e o multipremiado “O Pouso”, do australiano Josh Tanner.


Exibições Especiais

Serão exibidos dois longas-metragens - “Otto” e ”Gerontofilia” - do cultuado e premiado diretor canadense Bruce LaBruce, famoso por suas controversas obras que circundam o mundo GLS, e que estará no evento conversando com o público após as sessões. O premiado e surpreendente “Deus Abençoe a América”, de BobcatGoldthwait, terá uma sessão especial com presença do diretor; bem como “Hardware - O Destruidor do Futuro”, cuja exibição no Fantaspoa será acompanhada por Richard Stanley.

O brasileiro “A Maldição do Sanguanel”, antologia dirigida por Felipe M. Guerra, Eliseu Demari, Rafael Giovanella e Ricardo Ghiorzi fará sua estreia no festival, com presença dos diretores; e “2013 Menos Um”, exibido no Festival de Sitges, terá sua sessão comentada pelo diretor Vitor Baumgratz e integrantes do elenco. Armando Fonseca, Kapel Furman e Raphael Borghi, regulares no festival, estarão mostrando dois episódios inéditos da série CINELAB, do Canal Universal, Syfy e Studio Universal, em que produzem filmes com grandes efeitos especiais e poucos recursos.


Mostra Homenageados

Os homenageados da décima edição do Fantaspoa são o músico britânico Simon Boswell, o diretor norte-americano Frank Henenlotter, e o produtor, roteirista e diretor norte-americano Lloyd Kaufman. Serão exibidos 26 filmes, que contemplam a trajetória das carreiras desses notórios talentos do cinema. De Lloyd Kaufman, serão exibidos alguns clássicos da Troma, uma das mais importantes e cultuadas produtoras de cinema independente do mundo: a série “Vingador Tóxico”, “Troma’s War”, “Um Terror de Equipe”, além do filme mais novo de Lloyd, “ReturntoNuke 'Em High 1”, recentemente exibido em festivais como o de Cannes e o canadense Fantasia.  Da carreira de Frank Henenlotter estão programados os três títulos da famosa série “Basket Case”, “O Soro do Mal”, e o seu mais recente filme, o documentário “That’sSexploitation”, entre outros. Simon Boswell, como colaborador de diversos diretores, terá sua retrospectiva baseada em suas trilhas mais antológicas, como a de “Santa Sangre”, dirigida por Alejandro Jodorowski; “PerditaDurango”, de Aléx de la Iglesia; e “DustDevil – O Colecionador de Almas”, de Richard Stanley. Os três homenageados estarão presentes no festival e participarão de sessões comentadas com o público.


Apocalipse Zumbi

Mostra dedicada a filmes que têm como personagem principal os zumbis, composta por seis títulos de nacionalidades diferentes. São destaque o canadense “Antissocial”, elogiado em festivais como Fantasia, FrightFest, Calgary Underground Film Festival, e que mostra um grupo de amigos encurralados por zumbis em uma casa; o israelense “Cannon Fodder”, vencedor de diversos prêmios em festivais; o japonês “DeadBanging”, sobre uma garota que toca numa famosa banda com um exótico zumbi; e o inglês “Stalled”, bem-humorada aventura de um servente que, na noite de Natal, se vê rodeado por mortos-vivos.


Mostra Panorama

Com foco em obras que não são exatamente do gênero fantástico, a Mostra Panorama é uma seleção de filmes que tiveram grande êxito no circuito de festivais e que, de alguma forma, flertam com o gênero. O canadense “The Dirties” é um retrato da juventude atual e mostra dois jovens que querem se vingar de seus colegas de colégio. O filme foi premiado como melhor longa-metragem no Slamdance e no FantasticFest, além de colecionar prêmios  das associações de críticos de Toronto e de Vancouver. Na seleção, também figuram o filme de ação “Guerra Fria”, ganhador de nove prêmios do Hong Kong FilmAwards; “Lições de Harmonia”, co-produção do Cazaquistão com a França e vencedor do prêmio de melhor filme na Mostra de São Paulo e no Seattle InternationalFilm Festival; “Ruína”, poética obra sobre amor em tempos de violência, premiada no Festival de Veneza; entre outros.


Mostra Competitiva Ibero-Americana
A Mostra é composta por 11 dos melhores títulos de cinema fantástico produzidos por países da região ibero-americana. Como destaques, o espanhol “HookedUp”, primeiro filme rodado inteiramente em iPhone; o argentino “O Dia Trouxe a Escuridão”, seleção oficial do prestigiado festival de Roterdã e do BAFICI; e o também argentino “Algumas Garotas”, exibido no festival de Veneza e de Estocolmo. A comédia mexicana “Levanta Muertos”, seleção oficial do festival de Guadalajara e Raindance, também será exibida no festival. Os filmes “Mulher Coelho”, “A Mulher Lobo”; “O Dia Trouxe a Escuridão”; “Algumas Garotas”; “Asmodexia” e “O Deserto” terão sessões comentadas por seus diretores.

Mostra Competitiva Internacional

Essa mostra é formada por 39 títulos de mais de 25 países. Como destaques, a deslumbrante animação “Cheatin’”, novo e elogiadíssimo longa-metragem do talentoso Bill Plympton; “Doomsdays”, sobre dois andarilhos que invadem casas alheias, exibido no Raindance, no Festival de Mar del Plata, no Fantasia, entre outros; “A Fuga do Amanhã”, destaque em Sundance e no Festival de Estocolmo, que mostra um passeio tenebroso pela Disneylândia; “Open Windows”, novo filme de NachoVigalondo e que estrela SashaGrey e Elijah Wood; o denso “Em Nome do Filho”, vencedor do Méliès de Ouro, mais importante prêmio do cinema fantástico do mundo; entre outros. 15 obras terão representantes presentes no evento, que debaterão com o público ao final das exibições.Foto: Divulgação



Serviço:

X Fantaspoa
De 9 a 25 de maio – consultar grade de horários
Salas CineBancários
Cine Santander Cultural
Paulo Amorim e Eduardo Hirtz – Casa de Cultura Mario Quintana

Ingressos: R$ 6,00
Nas salas CineBancários, Eduardo Hirtz e Paulo Amorim, nos dias das sessões.
No Cine Santander Cultural pode ser comprado antecipadamente, na bilheteria ou pelo Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário