O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que, desde 2008, o Brasil tem um superávit médio de 2,58% do Produto Interno Bruto (PIB), o melhor entre os países que integram o G-20. “Ninguém faz superávit como o Brasil”, disse durante fórum organizado pelo El País na capital gaúcha, rebatendo as críticas feitas em relação ao desempenho da economia brasileira.
“Alguns analistas, com muita audiência, passaram o ano de 2013 dizendo que o Brasil era uma economia frágil”, revelou. “Disseram que o governo estava gastando mais do que devia e que o País estava à beira da recessão.”
Lula disse que existe um ceticismo exagerado no Brasil com relação à situação vivida pelo País. “Ouço muita gente falar que é preciso melhorar o humor (do mercado com relação ao Brasil). Se o problema fosse esse seria fácil, contrataríamos um humorista e pronto”, disse. De acordo com o ex-presidente, grande parte deste ceticismo deriva de uma disputa ideológica e de projetos. “Incomoda muita gente o PT continuar governando o Brasil”, afirmou.
O ex-presidente lembrou as comparações feitas com o México e as informações de que o país latino-americano seria mais competitivo do que o Brasil. “Eu via os jornais dizendo que o México era a grande novidade do século 21 e estava melhor do que o Brasil”, disse. “Quero que o México cresça, mas era mentira. Não há nenhum indicador de crescimento do PIB, salário ou emprego comparável ao Brasil.”(com agências)
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário