Já o ex-presidente priorizou os temas econômicos em discurso proferido na manhã de hoje e direcionou alguns comentários ao secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que estava na plateia, esperando para também palestrar no evento. Em tom de brincadeira, Lula disse que Augustin terá de explicar por que o crédito “está sendo barrado” no País, já que não há inflação de demanda. “O crédito melhora a vida de todo mundo. Podemos chegar a 80% do PIB para crédito, 90%, não tem problema nenhum”, afirmou o ex-presidente. Em evento na tarde de ontem em Porto Alegre, Lula já havia defendido a expansão do crédito no País. Lula disse que, se depender do pensamento de tesoureiro de Augustin, não se faz nada no Brasil. “Não é por maldade dele, não. É porque um tesoureiro de um sindicato é assim”, explicou.
Em outro momento, Lula afirmou que o Brasil não tem carência de dinheiro para investimento. “Por que não tem investimento? Não tem porque o País não quer vender nada. Se está diminuindo a demanda, por que eu vou investir? Se tem dinheiro à vontade para investir, mas não tem gente para comprar, eu não vou fazer”, afirmou. “Caiu um pouco o comércio exterior e está caindo a demanda interna. Penso que temos de tomar muito cuidado para não entrar numa rota delicada para nós.”
O ex-presidente também recomendou a Augustin a criação de um fundo de comércio no valor de US$ 2 bilhões com a África, argumentando que isso poderia estimular o fluxo bilateral. Lula exaltou a importância de apostar em novas relações comerciais e investir não só nos negócios internos, mas também nas exportações, como forma de impulsionar a economia.
Lula disse a Augustin que é preciso comprar uma briga com as empresas automobilísticas que querem produzir no Brasil para se beneficiar do Inovar Auto. Segundo ele, elas deveriam se comprometer a produzir no Brasil uma parte dos veículos que são exportados para a África, por exemplo, que, segundo ele, compra basicamente dos países asiáticos e da Alemanha. (com agencias)
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário