Maior estado em extensão territorial, Amazonas tem sete candidatos a governador

Sete candidatos disputam o governo do Amazonas, o maior estado do país em extensão territorial, nas eleições de outubro. A indústria, concentrada no Polo Industrial de Manaus, que reúne fábricas das áreas eletroeletrônica, química, de motocicletas, produtos óticos e informática,  está entre as principais atividades econômicas do estado. O setor de serviços também está entre os destaques econômicos. O Amazonas contribui com 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil) nacional.
Com uma população estimada em 3,8 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas tem mais de 2,2 milhões de eleitores que representam 1,5% do eleitorado brasileiro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 49,18% dos eleitores amazonenses são homens e 50,81%, mulheres. Quase 7% são analfabetos, 33% têm ensino fundamental incompleto e 2,6%, superior completo.
O governador José Melo, 67 anos, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), tenta se reeleger pela coligação Fazendo Mais Por Nossa Gente, formada por 15 partidos (PROS, DEM, PSL, PTN, PSC, PR, PRTB, PHS, PTC, PV, PRP, PSDB, PEN, PSD, PTdoB). Foi deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998, e, em 2002, foi eleito deputado estadual. Fez parte, como vice-governador, da chapa que elegeu Omar Aziz para o governo do estado em 2010. E, em abril deste ano, assumiu o governo com a desincompatibilização de Aziz para concorrer ao Senado. ABr
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário