Sete longas-metragens terão primeira exibição pública no Fantaspoa 2015 entre 15 e 31 de maio

 O festival homenageia nesta edição o músico italiano Fabio Frizzi e o roteirista norte-americano Dennis Paoli e oferece workshops, palestras, festas e sessões com música ao vivo

A décima primeira edição do Fantaspoa, apresentada pela Petrobras, terá em sua programação 71 longas e 48 curtas-metragens provenientes de mais de 30 países. Afirmando o compromisso de disponibilizar ao público filmes que dificilmente encontram distribuição nacional, sete longas-metragens terão sua primeira exibição pública no Fantaspoa; enquanto que 10 estarão em première ibero-americana; 18 em première latino-americana; e 22 em première brasileira.

O XI Fantaspoa homenageará o músico italiano Fabio Frizzi, que colaborou em muitos filmes do cultuado diretor italiano Lucio Fulci, e o roteirista norte-americano Dennis Paoli, e ambos participarão de sessões comentadas com o público. Fabio realizará um concerto em homenagem a Fulci, no qual executará ao vivo as trilhas que compôs para filmes do mestre e Dennis, que também é professor de cinema nos Estados Unidos, ministrará um workshop de redação de roteiros.

O diretor indicado ao Oscar Juan Carlos Fresnadillo, um dos expoentes do cinema espanhol, terá dois de seus filmes exibidos no festival, com sua presença para debate com o público. Também, serão apresentados os filmes dos holandeses Steffen Haars, Flip Van der Kuil – também presentes no evento –, nomes promissores do humor da atualidade. Além de workshops (maquiagem e efeitos especiais; de roteiro; e stop-motion), palestras (realização cinematográfica independente) e curso teórico (ficção científica e fantasia no cinema brasileiro), o festival contará com sessão do filme expressionista alemão “Sombras”, de Arthur Robinson, musicada pela banda gaúcha Quarto Sensorial, com trilha elaborada exclusivamente para a ocasião. Terá uma sessão à meia-noite do filme “Planeta Fantástico”, de René Laloux, no Cine Capitólio, revivendo os tempos áureos das sessões noturnas nos cinemas de calçada. Apresentará uma cópia inédita do filme perdido “A Queda da Casa de Usher” de Jesus Franco montada pelo fã Felipe M. Guerra. E quem quiser interagir com o pessoal que estará na cidade fora da sala de cinema, terá oportunidade em duas festas produzidas pelo festival: uma com shows das bandas gaúchas Phantom Powers e Mary O and the Pink Flamingos; e outra com DJset de, entre outros, o diretor espanhol Adrián García Bogliano, tocando músicas emblemáticas do cinema de gênero. Foto: Divulgação

O Fantaspoa também apresentará dois longas-metragens em que, juntamente com outras produtoras, assina a produção: “Toda la noche”, codirigido pelas argentinas Tamae Garateguy e Jimena Monteoliva; e “A Percepção do medo”, de Kapel Furman, Armando Fonseca e Gurcius Gewdner.


XI Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
De 15 a 31 de maio em Porto Alegre

Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário