Ação promovida pelo Hospital Moinhos de Vento acontece no próximo sábado (30) no Parcão
A Esclerose Múltipla atinge, aproximadamente, 35 mil pessoas no Brasil, cerca de 1,2 mil pessoas somente no Rio Grande do Sul, mas ainda é uma doença pouco conhecida. Para esclarecer dúvidas da população, o Hospital Moinhos de Vento realiza uma ação especial neste sábado (30), das 10h às 13h, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A atividade é em virtude do Dia Mundial de Conscientização sobre Esclerose Múltipla, comemorado no dia 27, e conta com o apoio da Associação Gaúcha dos Portadores de Esclerose Múltipla (AGAPEM).
De acordo com a neurologista e coordenadora do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Moinhos de Vento, Maria Cecilia Vecino, a maioria dos pacientes consegue levar uma vida normal, sem redução da expectativa de vida, caso siga corretamente o tratamento. Os sintomas mais comuns são visão desfocada, fraqueza nas pernas, formigamento, desiquilíbrio e fadiga.
Circuito simula sintomas
Quem estiver presente na ação deste sábado poderá vivenciar as dificuldades enfrentadas por quem tem a doença. O público será convidado a participar de um circuito que simula os sintomas. Primeiro, a pessoa vestirá luvas de boxe e óculos embaçados e terá que assinar o seu nome em uma folha em branco. Com as luvas de boxe a pessoa perderá sua motricidade fina e, possivelmente, coordenação motora e com os óculos sua visão ficará prejudicada.
Outras etapas do exercício complementarão as simulações e dificuldades em cada região afetada, como pesos nas pernas e nos braços, levar um copo de água à boca utilizando as luvas e assim por diante, já que os sintomas da doença acabam somando-se no paciente. Durante o percurso, os participantes contarão com o auxílio de preparadores físicos.
Além do circuito, os presentes receberão o material com todas as informações sobre esclerose múltipla. Em caso de chuva, a atividade será cancelada (Critério)
0 comentários:
Postar um comentário