Feira do Livro de Porto Alegre divulga balanço parcial de vendas


   A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre, divulga o balanço de vendas da 62ª edição do evento no período de 28 de outubro a 9 de novembro. Segundo o levantamento, foram comercializados 20%
menos do que no mesmo período da Feira de 2015.
    O percentual acompanha o índice apontado pelo décimo Painel das Vendas de Livros no Brasil, referente ao período de 12 de setembro a 9 de outubro. Elaborado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen (multinacional especializada em dados de consumo, dedicada no Brasil ao mercado de livros), a pesquisa indicou retração de 14,1% na venda de exemplares em comparação com igual período do ano anterior, em todo o país.
    O presidente da CRL, Marco Cena Lopes, assegura que a frequência de público à Feira do Livro de Porto Alegre não deixa a desejar em relação aos anos anteriores – e em muitos casos, supera as expectativas: "Não temos contagens oficiais da Brigada Militar, mas pela experiência com a Feira do Livro de Porto Alegre, estimamos que 800 mil pessoas tenham passado pelo evento desde a abertura, dia 28 de outubro. Percebemos que há uma boa quantidade de atividades com casa lotada, como os encontros com Leandro Karnal no Teatro Carlos Urbim e com Valter Hugo Mãe no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Temos a preocupação de formar leitores e boa parte da programação para crianças, adolescentes e educadores contempla esse objetivo, trazendo muito público à praça.
    "Realizar a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre neste ano de tantas adversidades, em que eventos como a Bienal do Livro de São Paulo também registraram queda em vendas, é um desafio que está sendo vencido, mais ainda com a vitória de manter o público e a qualidade da programação cultural de sempre, com todas as atividades gratuitas", explica.
   A programação completa da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre está disponível no site www.feiradolivro-poa.com.br. A versão digital do Guia Impresso pode ser acessada aqui: http://www.flip3d.com.br/web/pub/feiradolivropoa/.
   A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro e é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. Patrocinadores máster: Braskem, Celulose Riograndense, Grupo Zaffari e BNDES. Patrocínio da Área Infantil e Juvenil: Petrobras. Banco Oficial da Feira: Banrisul, Seja Vero. Apoio Especial: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
    A primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorreu em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e
editores da cidade. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores.
Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Espaço Cultural dos Correios, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Theatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.
   Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.
Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro
   A Câmara Rio-Grandense do Livro, organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade unir entidades e
empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de uma centena de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.Foto: Jornal NH
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário