Teori manda abrir novo inquérito sobre Gleisi na operação Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki decidiu na quinta-feira abrir um novo inquérito para investigar a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) no âmbito da Operação Lava Jato. Como a investigação está em segredo de Justiça, não é possível saber os detalhes do processo, que começou a ser apurado na Justiça Federal no Paraná e foi remetido ao Supremo porque a senadora tem foro privilegiado. Ela já responde a um processo no Supremo no qual é ré junto ao marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Em maio, o casal foi denunciado ao Supremo sob a acusação de ter recebido R$ 1 milhão de propina para a campanha da senadora em 2010. De acordo com depoimentos de delatores na Lava Jato, o valor é oriundo de recursos desviados de contratos da Petrobras. Ambos foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Gleisi foi a primeira senadora a se tornar ré na Lava Jato. Rodrigo Mudrovitsch, advogado da senadora, afirmou que ainda não teve acesso ao inquérito e que vai se manifestar somente após análise do conteúdo do material.
A nova apuração foi solicitada pela Procuradoria Geral da República (PGR). As suspeitas se originaram de uma planilha apreendida pelos investigadores em poder de Maria Lúcia Guimarães Tavares, apontada pela Lava Jato como uma das funcionárias da empreiteira Odebrecht responsáveis pela gestão das propinas pagas pela empresa a políticos. Zavascki é o relator de todos os processos da Lava Jato no Supremo.ABr/Foto: Agência Senado
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário