Acontece nesta quarta-feira (9) o lançamento do Projeto O Laçador – Seminário sobre Conservação do Monumento. O evento marcará o início do processo de diagnóstico para o desenvolvimento de ações que visam a preservação do monumento, numa iniciativa que integra o Projeto Construção Cultural instituído pelo Sinduscon-RS.
A ação resulta de parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e Associação Sul Riograndense da Construção Civil. Desde 2015 conta com o apoio do Ministério Público do Estado e verba incentivada pelo Governo gaúcho, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura – LIC. Já estão confirmados como patrocinadores do Projeto Construção Cultural – Etapa Laçador – Gerdau e Tintas Killing.
Nesta primeira fase, será realizado um diagnóstico quanto às condições estruturais da escultura, na busca de respostas às causas desconhecidas das fissuras que afetam o monumento. Neste sentido, foram contratados dois dos mais renomados especialistas em restauro de obras com metal: a brasileira Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo; e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas metálicas – uma autoridade mundial no assunto.
Segundo a curadora da plataforma Resgate do Patrimônio Histórico do Projeto Construção Cultural, arquiteta Verônica Benedetti, a fim de melhor aproveitar a oportunidade e visando a transmissão do conhecimento dos especialistas, simultaneamente à realização das prospecções técnicas será promovido um ateliê-escola.
As ações do projeto de diagnóstico do monumento acontecerão entre novembro de 2016 e maio de 2017, compreendendo três etapas: avaliação do estado de conservação da obra; realização de testes de ensaio; e proposta de intervenção.
Para o presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Antunes Sessegolo, além do propósito de incentivar a participação da sociedade organizada no zelo e proteção do patrimônio cultural do Estado, serão difundidas técnicas especializadas de conservação de obras em metal, suprindo uma carência local e valorizando profissionais regionais, em futuras intervenções.
Monumento ao Laçador
O Monumento O Laçador é a representação do gaúcho tradicionalmente pilchado. Foi definido por lei municipal como 'Símbolo Oficial' de Porto Alegre em 1992. Sua autoria é do escultor pelotense Antônio Caringi. Foi tombado como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001 e, em 2007, foi transferido de seu local original, o largo do Bombeiro, para o sítio O Laçador, em razão da construção do viaduto Leonel Brizola.
Para usar um gaúcho autêntico como modelo para a sua obra, Antônio Caringi contou com o folclorista Paixão Côrtes, então um jovem apreciador dos costumes da cultura campeira sul-rio-grandense, o qual posou para o artista com a sua coleção de indumentária gauchesca.
É feita de bronze, tem 4,45 m de altura, pesa 3,8 toneladas e fica em um pedestal de granito trapezoidal de 2,10 m de altura.
PROGRAMAÇÃO
O lançamento do Projeto O Laçador – Seminário sobre Conservação do Monumento terá início às 14h30min do dia 9 de novembro no Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146, em Porto Alegre, com entrada e estacionamento gratuitos.
Será cumprida a seguinte programação
ABERTURA
MOTIVAÇÕES E PROPOSTA DO PROJETO
Luiz Antônio Bolcato Custódio, coordenador da Memória Cultural da Secretaria
Municipal de Cultura de Porto Alegre (SMC)
HISTÓRIA DO MONUMENTO ‘’O LAÇADOR’’, DE ANTÔNIO CARINGI
Ana Flores, artista plástica, mestre em Design na UFGRS
INTERVALO
LAÇADOR 3D - TÉCNICA DE DIGITALIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Fabio Pinto da Silva, pesquisador no Laboratório de Design e Seleção de Materiais
(LdSM/UFRGS)
CARACTERIZAÇÃO DE UM GIGANTE: MATERIAIS, TÉCNICAS E ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO MONUMENTO ‘’O LAÇADOR'’
Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio
ENCERRAMENTO
0 comentários:
Postar um comentário