Alunos da rede municipal retornam às aulas



Mais de 55 mil alunos da rede municipal de ensino (RME) voltaram às aulas nesta segunda-feira, 27. Para abrir o ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) organizou uma cerimônia na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Moradas da Hípica. O evento, que contou com a presença do prefeito José Fortunati, a titular da pasta Cleci Jurach, vereadores e secretários municipais, teve apresentação de coral e transmissão ao vivo pela Internet. (fotos)

Animados pelo reencontro com colegas e professores, os 1056 alunos da Emef receberam o kit escolar. Na porta da instituição, funcionários da empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) entregaram material educativo e reforçaram a orientação quanto à segurança no trânsito, especialmente no entorno das escolas.

Ao inaugurar a sala de informática da escola, Fortunati pode utilizar a lousa digital e conhecer os mais de 20 computadores que estão à disposição dos alunos. “Com esses investimentos em tecnologia estamos ampliando as possibilidades dos jovens da rede municipal e oferecendo ferramentas modernas de aprendizado”, afirmou o prefeito ao anunciar o início da obra de cobertura da quadra de esportes para breve.

Investir em educação é uma das prioridades da prefeitura, por isso, a cada ano, são ampliados os convênios com creches e reforçados os investimentos em reformas e aquisição de equipamentos para as escolas.  Na educação infantil, o número de vagas passou de 14,5 mil, em 2004, para 19,3 mil no final do ano passado.

Reforçando o quadro de profissionais, a prefeitura convocou 58 novos professores de diversas áreas, aprovados nos Concursos Públicos 440 e 441, dos quais 25 já foram nomeados para atuar nos anos iniciais dos ciclos de formação/EJA; educação infantil; artes visuais; ciências físicas, químicas e biológicas; dança; educação física/rede escolar; língua portuguesa; matemática e música. Além disso, foram nomeados, também, 22 monitores para a Educação Infantil.

Nas ações pedagógicas, o projeto Cidade Escola oferece oficinas variadas (esportivas, artísticas, letramento, matemática) no turno inverso, atingindo 23 mil alunos, o que corresponde a 43% do contingente das escolas municipais. Com a volta às aulas, serão atendidos mais de 55 mil estudantes pelo município, nos níveis de educação infantil, ensinos fundamental e médio, educação básica e profissional de nível técnico, além da EJA e do conveniamento com 203 IEIs. No total, compõem a rede municipal de ensino 96 escolas, com 1,2 mil funcionários.

Melhorias - A Smed tem investido, também, em obras de infraestrutura em escolas da RME e em Instituições de Educação Infantil (IEIs) conveniadas com a prefeitura. Ao todo, 38 escolas municipais receberão os estudantes com melhorias, como pinturas, novas salas e quadras esportivas, algumas com coberturas, além da colocação de gradis e obras de acessibilidade, entre outras.

Entre as intervenções, destaca-se a construção da Emef Nossa Senhora do Carmo e a reforma geral da Emef Dolores Alcaraz Caldas, ambas na Restinga, com previsão de entrega para este ano. Em convênio firmado com a Procempa, a Smed garantirá a aquisição de câmeras de segurança para monitoramento das escolas da RME e de equipamentos eletrônicos para modernização tecnológica.

Ainda em 2012, serão adquiridos 60 quadros interativos que equiparão os laboratórios de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que permitirão apresentações de conteúdos virtuais em telões eletrônicos. Também estão na lista notebooks, 30 projetores multimídia para as Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e 34 mesas interativas que permitem visualizar e manipular conteúdos.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário