A popularidade do presidente Michel Temer sofreu uma queda desde julho, quando o índice de rejeição era de 31%. Segundo levantamento do Datafolha, 51% dos entrevistados consideram o governo Temer ruim ou péssimo.
Os dados foram recolhidos entre os dias 7 e 8 de dezembro, pouco depois de Temer ter sido citado em um acordo de delação premiada da Lava Jato. Enquanto o presidente atuava como interino, 41% dos brasileiros afirmavam que o governo era regular. Agora, são 34% que mantém a mesma opinião.
Além da queda de popularidade, o Datafolha também mapeou que há uma diminuição na confiança em níveis econômicos, fazendo com que o período atual seja parecido com o cenário pré-impeachment. São 66% dos brasileiros que dizem acreditar que a inflação aumentará, 19% que continuará no mesmo patamar e apenas 11% preveem diminuição.
Ainda considerando os dados econômicos, o Datafolha mostra que 65% da população afirma que a situação financeira do Brasil piorou, 25% diz que continua a mesma e 9% apontam que houve melhorias. A pesquisa ainda pontuou que 40% da população afirma que a gestão Temer é pior do que a anterior. Já 34% a avaliam como igual e 21% apontam melhorias.
Por causa dos altos níveis de rejeição, a pesquisa também mostra que 63% dos brasileiros são favoráveis à renúncia do presidente, para que haja eleições diretas ainda em 2016. Para haver eleições diretas, Temer precisaria renunciar até o dia 31 de dezembro deste ano. (R7) Foto: Antônio Cruz/ABr
0 comentários:
Postar um comentário