Presidente reeleito, Cassio Trogildo faz projeções para 2017

Reconduzido ao posto de presidente da Câmara Municipal, o vereador Cassio Trogildo (PTB) agradeceu os votos dos vereadores que o elegeram pela segunda vez consecutiva ao cargo, durante a cerimônia de posse da XVII legislatura que ocorreu na tarde deste domingo (1/1), no plenário Otávio Rocha. “Deixo claro que estarei representando todos os 36 vereadores, a quem agradeço a confiança. O Legislativo representa a totalidade dos porto-alegrenses, aqui está a pluralidade da cidade, com vereadores de oposição, situação e independentes”, disse.

Em sua fala na tribuna, Trogildo também fez uma breve reflexão sobre sua atuação durante o ano de 2016. “O mais importante projeto votado na Legislatura passada, o que regulamentou os aplicativos digitais para transporte de passageiros, resultou na maior audiência pública que esta Casa já fez, com mais de mil pessoas no Ginásio Gigantinho”, ressaltou, destacando que, quando avaliada por rankings de produtividade, esse tipo de projeto sequer é contabilizado.

Economia 

O vereador ainda afirmou que, além de legislar, os parlamentares também têm as funções de debater e fiscalizar. “É isso que a cidade espera de um vereador. Batemos o recorde de economia e devolução de dinheiro para a prefeitura: mais de R$ 22 milhões, economizados por modernização na gestão, corte de gastos e suspensão de jetons em áreas sem necessidade”, lembrou.

Transparência 

Na área da transparência, Trogildo destacou o novo portal desenvolvido pela Assessoria de Informática e mantido pela Comunicação Social e Diretoria Legislativa. “Somos reconhecidos nacionalmente como a mais transparente Câmara Municipal entre as capitais brasileiras, conforme ranking da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro”.

Obras 

De acordo com Trogildo, foram realizados e terão continuidade avanços e obras, como a reforma estrutural e completa do plenário Otávio Rocha, além da inauguração do Plenário Ana Terra, que deverá ocorrer em breve. Ainda segundo o presidente, o mesmo acontece com o sistema central de ar condicionado, cuja obra iniciou há poucos dias e deve durar nove meses. “Para que ele possa funcionar, a subestação de energia da Casa está sendo reformada. O serviço vai resultar em mais economia e conforto para a Câmara”, garantiu.

O vereador informou que, na parte externa, acaba de ser concluída a reforma da iluminação do Palácio Aloísio Filho, o que oferecerá mais segurança. E, no caso da TV Câmara, adiantou que será realizada nova licitação neste ano, cujo novo contrato prevê uma série de melhorias e agilidade na publicação dos programas na internet.

Comitê de Segurança  

Conforme Trogildo, o Comitê Permanente de Segurança Metropolitano seguirá trabalhando na busca de soluções para combater a criminalidade. “Por nossa sugestão, o governo do Estado implantou o abono permanência, para retardar a aposentadoria daqueles que já possuem tempo de deixar a Brigada Militar, e a contratação de inativos para serviços burocráticos”, enfatizou, dizendo que também foi do Legislativo a sugestão da criação do Fundo Municipal de Segurança, tão debatido na campanha eleitoral, que foi abraçado pelo prefeito eleito.

Resiliência

Cassio Trogildo informou que manterá o debate sobre a resiliência da cidade de Porto Alegre e a busca pela transformação do Palácio Aloisio Filho, sede da Câmara Municipal, num prédio sustentável. “Saudamos a decisão do prefeito eleito Nelson Marchezan de garantir a manutenção da Estratégia de Resiliência de Porto Alegre. É uma série de recomendações e ações práticas para tornar a cidade mais preparada para enfrentar adversidades, seja de ordem natural ou social”, afirmou. 

Futuro 

Trogildo disse que, mesmo em recesso, os parlamentares terão a importante missão de votar em convocação extraordinária, já na segunda-feira, a reforma administrativa proposta pelo prefeito Marchezan. “Esta Casa não se omitirá em dar à sociedade as respostas exigidas nas urnas: maior eficiência e agilidade”, concluiu. Foto: ClicRBS/ZeroHora
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário